segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Desânimo

A melhor palavra que descreve a minha sensação ontem após o jogo é: desânimo!

Desanima pensar que será mais um ano como coadjuvante nos campeonatos, suportando em campo um time medíocre e covarde. Por mais que temos ciência que a situação financeira e política do clube exija tempo para se equilibrar, nós torcedores vivemos do time em campo e entristece ver um time incapaz de impor sua superioridade a um XV de Piracicaba. Honestamente, com esse time do Palmeiras, sem reposições e com esse grau de confiança, tenho dúvidas até se a ascensão para série A será tão tranquila.  

A vitória fácil de 5ª feira contra o São Bernardo não refletiu exatamente o que foi o time. Os dois "pontas" Maikon Leite e Vinicius, são maus cruzadores e alçam poucas bolas aproveitáveis na área, além da péssima pontaria em arremates a gol, com isso o time erra muito e fica totalmente exposto nos contrataques. Márcio Araújo acaba ficando sobrecarregado na proteção a defesa, considerando sua já evidente deficiência técnica, deixando então os dois zagueiros e laterais todo momento no mano a mano com os atacantes. No caso do jogo contra o SBC a vantagem foi a que o Palmeiras saiu ganhando e o adversário se apequenou, com isso Valdivia conseguiu exercer seu papel e distribuir o jogo, algo que deveria acontecer com mais frequência. Já no jogo de ontem o XV saiu na frente e quem se enervou foi o Palmeiras, com isso o time passou a errar passes, chutes, cruzamentos e a cometer uma série de atrapalhadas na defesa. Valdivia se escondeu e só apareceu para cavar seu cartãozinho sagrado, já são dois em dois jogos como titular, um aproveitamento de 100%, se não se machucar para o jogo de quinta-feira que vem contra o Atlético de Sorocaba, deve ficar de fora do confronto contra o Mogi Mirim no domingo e assim poder passar o fim de semana no Chile. Wesley foi patético, nem o lendário Misso seria capaz de dar cruzamentos tão bizonhos. A sorte foi a de que num escanteio a bola sobrou para Henrique que soube chutar no gol com categoria.

No segundo tempo o time parecia ter melhorado com a entrada de Denoni no lugar de Vinicius e a volta ao 4.4.2. O time passou a mandar no jogo e até o improvável aconteceu, Marcio Araujo fez um belo gol, o gol da virada. Depois disso o Palmeiras voltou jogar mal e o XV cresceu. Márcio Araújo que tinha feito o gol da virada fez pênalti, na minha opinião não foi absolutamente nada, mas deve haver uma recomendação para os árbitros, na dúvida apite contra o Palmeiras. O XV voltou a empatar e foi questão de tempo para marcar o terceiro. Aos 47 do segundo tempo, na base do bumba meu boi, Henrique que estava na área, escorou de cabeça e conseguiu o empate no final da partida. Ainda teve tempo para o Valdivia se jogar no campo e meter a mão na coxa. Ali eu já pensei: Pronto! Agora mais um mês fora.

O time do Palmeiras é fraco, alias, muito fraco. Alguns jogadores chegam essa semana, a primeira vista nada muito animador, mas quem sabe não venham ao menos com um astral diferente. A grosso modo o Palmeiras precisava de um time novo, mas sabemos ser impossível. Acreditar em alguma conquista nesse primeiro semestre é um exercício incrível de otimismo. Duvido muito até mesmo que Kleina dure até o fim do Paulista. Nós palmeirenses temos de nos preparar para um ano de forte estiagem e muita humilhação.

 Patrocínio

 A contrato com a Kia Motors se encerrou no final de janeiro. Apesar de flagrantemente superestimado pela gestão passada, foi um bom contrato. Agora chega a fase das mentiras estratégicas. Lógico que para montadora não é negócio manter o valor com uma exposição infinitamente menor, principalmente quando se vislumbra as expectativa e potencial do time para o ano e o corte drástico de jogos transmitidos para televisão aberta. Mas não é "elegante" a Kia declarar isso e sustenta sua decisão no baixo desempenho do setor no mercado brasileiro. Me permitam aqui gargalhar em voz alta com os olhos lacrimejando. As montadoras ganham rios de dinheiro aqui no Brasil e tenho certeza absoluta que não é por isso, do contrário o Flamengo não teria acabado de assinar com a Peugeot. Não será muito fácil Paulo Nobre buscar no mercado alguma empresa que queira nesse momento investir no Palmeiras valores semelhantes aos de times rivais, mas eu acredito que se o presidente de fato mostrar solidez no projeto de reestruturação do Palmeiras é possível sim conseguir um novo e bom contrato de patrocínio. O próximo ano será o centenário do time e com a inauguração da arena existirá uma gama maior de possibilidades para ações com a torcida. Lembrando que independente da má fase do Palmeiras, são 15 milhões de torcedores por todo Brasil, sendo que grande parte desses são apaixonados e imunes ao modismo. É mais que a população do Estado da Bahia por exemplo. Vale a pena apostar.        

2 comentários:

  1. Cara, não dá pra acreditar, o Brunoro passar a noite em claro pra agilizar a documentação do Barcos pra ser inscrito na Libertadores pelo Grêmio, inclusive já tendo sido apresentado e vestindo a camisa e nós até agora não apresentamos nenhum dos jogadores envolvidos e, pior, não foi acertado com os próprios, podendo melar o negócio com grande prejuízo para o Palmeiras por já ter entregado seu melhor jogador em troca de não sabemos o quê, pra que tanta pressa então? Pra beneficiar o Grêmio? Pra quem o Brunoro trabalha? Já desanimei destes caras logo,minha esperança com esta nova admninstração já foi seriamente abalada, pensei que tendo o Barcos o Palmeiras estaria por cima da negociação podendo exigir e não ser humilhado, mas o Palmeiras se comporta vergonhosamente nas negociações sempre com o chapéu na mão,esta é a administração profissional de que estavamos esperando!!? Abraço NORA

    ResponderExcluir
  2. Não da para acreditar mesmo. Tem alguma coisa errada nessa história! Muita coisa precisa ser explicada. Não acredito que essa história tenha sido contada inteira. Você tem razão Nora, essa atitude colocou uma interrogação nas intenções dessa nova gestão. Se livrar assim do melhor jogador em troca de meia dúzia de renegados por empréstimo! Na boa.. esse negócio foi pior do que do Vagner Love. Abraço!

    ResponderExcluir