quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atitude inteligente

A mídia tem divulgado que torcedores do Palmeiras fizeram uma manifestação em frente ao condomínio onde Kleber mora em Osasco. A Mancha Verde já se pronunciou afirmando que não tem relação alguma com tais protestos – o que é inteligente. Também até agora não se sabe se estes protestos de fato existem ou se estão sendo armados, pois o que vimos até agora foram fotos de muros pichados, algo que qualquer um com uma lata de spray consegue fazer. No caso do suposto protesto em frente ao condomínio não há sequer uma foto dessa manifestação, algo que nos dias de hoje em que qualquer celular de R$100,00 tira foto, este é um caso raríssimo.
Acreditar em imprensa livre, principalmente no meio futebolístico, é tão ou mais fantasioso que crer em Coelho da Páscoa, Fada do Dente ou algo do gênero. Principalmente nós palmeirenses sabemos que existem inúmeros comentaristas e até mesmo meios de comunicação que trabalham a serviço de um empresário ou político de clube, também é de nosso conhecimento que o caso Vagner Love abriu um precedente complicado onde um jogador pode exigir uma rescisão de contrato na justiça alegando falta de segurança para exercer seu trabalho. E tal empresário de Kleber, é um cara muito bem relacionado com figuras do meio esportivo e também já se mostrou disposto a muitas artimanhas para beneficiar seu cliente. Aquela entrevista à Globo, na época do caso Flamengo, onde Kleber descascou a lenha em cima do Frizzo não pareceu algo tão espontâneo assim, tanto o jogador quanto seu empresário sempre souberam que o contrato com o Palmeiras não tem brecha e dificilmente um time pagaria a multa rescisória que nele reza, restando apenas a opção de negociar com a diretoria e é sempre melhor negociar com uma "faca na garganta do outro".
Sendo assim nós palmeirenses podemos esperar que Kleber e seu empresário intensifiquem a busca por um "mal estar" com a diretoria e torcida, para tentarem assim coagir o Palmeiras a negociá-lo por um valor baixo ou até de graça. Cabe a nós palmeirenses não entrarmos nesse jogo. A atitude mais inteligente no momento é não protestar, principalmente de maneira ostensiva, isso só prejudicará o Palmeiras numa futura negociação. Sei que tem muitos decepcionados, sentindo-se traídos, mas absorva isso como aprendizado e aja de modo recíproco, com frieza e inteligência.

Mãe Dinah do jornalismo

Todo fim de ano temos as previsões feitas por adivinhos para o ano seguinte. É sempre a mesma coisa: um famoso jovem irá morrer num grave acidente, time tal será campeão um grande prédio pegará fogo, etc. Quem erra simplesmente é ignorado e no ano seguinte tentará a sorte novamente, já quem acerta reivindica o mérito do acerto, o tal do: eu disse! Nessa onda ficou muito famosa a Mão Dinah, uma senhora que erra em 90% de suas previsões, mas deu a sorte de acertar (ou dar a entender) que os Mamonas Assassinas morreriam. É como um tiro de calibre 12 em um mosquito, muitos chumbos passarão longe, mas um provavelmente acertará.
Para quem acha que essa artimanha é usada só por esotéricos, está muito enganado, nossa imprensa está cheia de adivinhadores especulando a cada momento. Quando erram, logo as pessoas esquecem, mas quando acertam repetem como papagaio: eu antecipei, eu antecipei! Geralmente esses "adivinhões" possuem fontes com sujeito oculto: disseram-me, ouvi dizer, dizem que ele tem um pré-contrato... Há também o uso do sujeito indeterminado: Uma pessoa de dentro do clube me garantiu, um conselheiro muito influente me adiantou... No caso do Palmeiras há milhões de sujeitos ocultos, indeterminados e também ratazanas. Todo dia surge um tiro novo esperando acertar o alvo.
Ontem o motorista aqui da empresa veio falar para mim: O Felipão saiu fora heim! Já acertou com o time da Rússia em que joga o Roberto Carlos por $6 milhões por ano (não se falou em que moeda). Fiquei espantado! Acompanho o todo dia os noticiários e não tinha lido isso. Corri logo para internet para ver se achava algo em sites ou no Twitter. Nada! Nada de Anzhi, nada de Russia e nada de o Felipão sair. O motorista jurou-me de pé junto que ouviu na rádio - logo imaginei em que rádio - mas nem perguntei.  Hoje surgiu a do Felipão no São Paulo, dada pela colunista Monica Racy do Estadão. Inclusive ela bancou até um pré-contrato já para 2012, mesmo tendo o atual contrato do treinador com o Palmeiras validade até o final de 2012. A linha foi à mesma: representantes de X reunidos com representantes de Y. Se no ano que vem Felipão seguir no Palmeiras ou for para outro clube que não o São Paulo, esquecerão a notícia, mas se por um acaso ela der a sorte de acertar, teremos mais uma Mãe Dinah. Lembrando que anos atrás Juca Kfouri Bancou Valdivia no São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário