sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Está na hora de dar aquela mijadinha na árvore

Hoje o jornal Estado de São Paulo está noticiando uma possível transferência de Kleber ao Corinthians. Na verdade isto é uma notícia requentada, pois o "craque" Neto, amigo de Kleber, Pepinho e Andres Sanches, deixou no ar tal informação dias atrás. Se eu ouvisse essa notícia há seis meses, com certeza me incomodaria, mas neste momento não me traz qualquer sentimento. Se for mentira, será só mais uma plantada pelos soldados do Andres na mídia, que já bancaram Ganso, Seedorf, Teves e sei lá mais quem, mas se for verdade também não há problema, pois hoje não é possível esperar algo melhor de um jogador que faz questão de mostrar ao mundo que não quer mais ficar no Palmeiras.  Um único detalhe omitido na matéria, que também tem sido omitido em todas as especulações envolvendo jogadores no Corinthians é: O jogador tem contrato e há uma multa milionária envolvida.
O desrespeito a ética e as leis já não é novidade em nosso futebol, principalmente quando envolve uma figura com tanta força de bastidores, capaz de construir toda uma história para angariar recursos públicos para um estádio particular, mas até onde sei contratos são assinados para serem respeitados. Caso o Corinthians de fato tenha interesse em Kleber está no seu direito como também o jogador está no seu direito de querer sair, mas há de se pagar o valor da multa ou um valor que satisfaça a outra parte. É evidente que a partir de agora veremos um jogador sempre contundido, apático em campo e utilizando todas as artimanhas para forçar uma saída, mas cabe ao Palmeiras fazer valer seu direito e se impor na situação. Veja o patético caso do Teves no Manchester City, ele usou todos os recursos possíveis para forçar sua saída: já falou mal da cidade, do país, do time, do técnico, faltou a treinos e agora por último se negou entrar em campo. Provavelmente o caso vai parar na FIFA e se houver justiça interditarão o jogador, mas se nesse momento se o Manchester City recuar, só estará cedendo a chantagem do jogador e demonstrando fraqueza para os demais do elenco. O Palmeiras já demonstrou tal fraqueza inúmeras vezes e abriu esse precedente perigoso, mas sempre há a chance de se redimir.
Temos na natureza o exemplo dos animais que urinam em árvores para marcar seu território, mostram para o forasteiro: Aqui tem dono. Talvez chegou a hora do Palmeiras fazer isso, mostrar ao jogador e aos assediadores que se quiserem não terão vida fácil. Se o jogador forçar a barra, dificulte! Deixe-o treinando separado e use as medidas disciplinares que a lei permite. Exija o valor justo para negociá-lo, antes ter prejuízo pagando o salário de um cara que não joga, que ceder e amanhã outro do elenco fazer a mesma coisa. Agora se aceitarem pagar o valor que o Palmeiras pedir, ótimo! Venda e contrate outro.
Há pessoas comparando o caso Kleber ao Diego Souza, mas existem duas diferenças gigantes em ambos os casos. O Diego Souza passou por uma má fase técnica e a torcida pegou no pé, não me lembro de ele ter vindo à mídia xingar dirigente, falar de outra proposta ou algo do gênero, se falou foi internamente. A diretoria resolveu afastá-lo depois de uma desavença com torcedores, mas apesar do contrato com o Palmeiras o jogador pertencia a TRAFFIC e como bem se sabe a investidora tinha o poder de decidir o futuro do atleta e não o quis mais no Palmeiras. Na época o Palmeiras tinha débitos com a TRAFFIC e também atrasou o salário do jogador muitas vezes, que tirava a moral do Palmeiras em bater o pé, caso semelhante ao de Vagner Love.
O caso Kleber é diferente. O jogador já deu inúmeras demonstrações que não quer ficar no Palmeiras - como já tinha feito no Cruzeiro. Ele não vibra nos gols, não comemora junto com os companheiros, toma cartões bobos e não faz questão de dizer que quer ficar quando lhe é perguntado sobre o próximo ano. Não sei se o caso é reversível - pelo menos sem muita grana envolvida - também não sei se é válido gastar mais dinheiro do que já foi gasto com um jogador que não tem justificado o mérito em campo. Seu salário pelo que se sabe está em dia – se não estivesse o Perrone ou o Neto já tinha noticiado – dizem até que tem uma clausula no contrato que garante que atrasos não ocorram, sendo assim não há o que justifique uma quebra de contrato. 50% dos direitos federativos do jogador são do Palmeiras, que garante plena autonomia nas decisões a respeito de venda ou empréstimo.  Portanto neste caso o Palmeiras está com toda razão jurídica e moral. Outra coisa, jamais a torcida palmeirense cobrou o Kleber por maus resultados, mesmo na derrota para o Goiás o ano passado, ele sempre foi resguardado das manifestações, jogando bem ou não. Estive em um evento em que estava o Kleber, antes do caso Flamengo, o carinho da torcida com ele era algo absurdo, dado a pouquíssimos jogadores que já vestiram a camisa alviverde. As críticas da torcida vieram depois do caso Flamengo em que o jogador fez toda aquela palhaçada, e olha que por tudo que aconteceu e pelo histórico da torcida palmeirense, as críticas foram suaves.
Volto ao que eu disse no início do texto. Já não me surpreenderá qualquer atitude do Kleber no sentido de querer deixar o Palmeiras, nem me incomodaria o fato de ele ir para outro clube, só espero de verdade que a diretoria do Palmeiras não banque uma de trouxa mais uma vez e ceda as pressões do jogador e seu empresário. Uma atitude firme agora pode impedir que outros tenham a mesma atitude. Está na hora de marcar território.

2 comentários:

  1. o post foi perfeito, direto no ponto.
    O quê me incomoda é como os clubes são reféns desses jogadores. Se exigirmos o pagamento da multa, ninguém pagará, pois ele está fazendo corpo mole para sair e asssim forçar o clube a liberá-lo com mais facilidade. Se batermos o pé ela não sai, mais ficamos pagando um salário alto para um jogador, desperdiçando os escassos recursos.
    Qual a melhor saída para um situação dessas.
    Uma opinião pessoal: o Kléber é apenas um jogador esforçado e mediano, deveria agradecer aos céus essa idolatria da torcida palmeirense, ter integridade e cumprio o contrato. Se quiser sair, vai com Deus, mais ache outro estupido disposto a pagar a multa integral.

    ResponderExcluir
  2. Concordo.
    O Kleber se destacou pela raça, mas não é nenhum craque não, também não acho que alguém terá coragem de pagar nem metade da multa, mas que pelo menos pague um valor suficiente para contratarmos um bom jogador na sua posição. E outra... se ele bater o pé que quer sair, que venda para esses times árabes, russos ou até chineses. Pelo menos ele da uma sumida por lá..rs

    Abraço

    ResponderExcluir