quinta-feira, 24 de maio de 2012

As chances do Palmeiras



O Palmeiras, apesar das turbulências, conseguiu cumprir muito bem sua missão até agora na Copa do Brasil. Chegamos a semifinal e agora provavelmente a coisa se afunilará e enfrentaremos adversários de tradição. Diferente de nas últimas edições, despachamos todos os times de menos tradição que cruzaram nosso caminho e sem sofrimento, que é um bom sinal. Se o Palmeiras teve problemas durante o ano, o Grêmio também teve assim como o São Paulo está tendo. Lembrando que a final do Gaúcho desse ano foi entre Inter e Caxias e o São Paulo pega o Coritiba agora com as calças na mão.
O time do Palmeiras não é ruim, creio até mesmo que seja o melhor dos últimos três anos. Em minha opinião o grande problema do Palmeiras, e isso não já há algum tempo, é a dupla de volantes. Márcio Araújo e João Vitor são muito limitados com as bolas nos pés, chutam mal, são baixos e falham na marcação. Isso atrapalha o Palmeiras na cobertura da zaga e na transição de bola da zaga ao ataque. Creio que se o Palmeiras tivesse uma dupla de volantes mais capacitada poderíamos dizer que o Palmeiras tem um bom time. Creio também que as recentes declarações do Felipão não irão atrapalhar em nada, ele não disse nada além do óbvio. Independente disso é evidente que um título em sua despedida seria a chance de recuperar sua passagem, para o técnico é a oportunidade de calar aqueles que dizem que ele já era e para o time a chance de mostrar que tem valor e salvar o ano.
Nosso próximo adversário deve ser o Grêmio, um jogo que trás em ambas torcidas uma lembrança muito forte daquela quartas de finais de Libertadores 95, que fomos eliminados depois de um 5 x 0 para o Grêmio em Porto Alegre e um 5 x 1 para o Palmeiras no Palestra Itália. Naquela época Luxemburgo era técnico do Palmeiras e Felipão do Grêmio. Eu nunca me esquecerei desse confronto. A situação dos dois times agora é muito diferente, a competição é outra e Palmeiras e Grêmio já não são os protagonistas do futebol nacional, mas é curioso ser os mesmo técnicos daquele ano, só que dessa vez defendendo clubes diferentes. Outro ingrediente é que "Judas" pode jogar sua primeira decisão contra o Palmeiras depois da traição. Dois desafetos de Felipão no time que é de seu coração. Valdivia, que vem jogando bem, estará de fora na primeira partida por ter tomado o terceiro amarelo, fará falta mais uma vez, mas a despeito disso tenho confiança que o Palmeiras leva essa.
Do outro lado o São Paulo pega o Coritiba e tenho minhas dúvidas se o São Paulo aguentará o tranco. Se o São Paulo passar e o Palmeiras passar será uma final do cão. O Palmeiras costuma dar azar contra o São Paulo, mas na última decisão que tivemos contra elas, vencemos, no Paulista de 2008. No último jogo o Palmeiras poderia ter ganhado no Morumbi, mas para variar não soube segurar o resultado positivo.
Quem sabe um título como esse, em cima de adversários como esse, não reascendam a alma de um Palmeiras forte e não seja a fagulha que precisamos para novos tempos. 

6 comentários:

  1. Esse time do Gremio é muito ruim, o Palmeiras tem obrigação de vencer. Naquele jogo da Libertadores em 1995, o Luxemburgo não era o tecnico do Palmeiras, o tecnico era Carlos Alberto Silva.
    Leandro, Martinópolis/SP

    ResponderExcluir
  2. Esse time do Gremio é muito ruim, o Palmeiras tem obrigação de vencer. Naquele jogo da Libertadores em 1995, o Luxemburgo não era o tecnico do Palmeiras, o tecnico era Carlos Alberto Silva.
    Leandro, Martinópolis/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Leandro. Não era o Luxemburgo. Agora quanto o time do Grêmio ser ruim eu concordo o duro que o Palmeiras parece ser tão ruim quanto.

      Excluir
  3. Desculpem-me os otimistas mas o cenário é triste. Nenhuma partida do Palmeiras (nem quando vence)convence.Pelo jeito vamos lutar contra o rebaixamento no Brasileirão e, na Copa do Brasil duvido muito que iremos passar.
    Agora me digam se estou errado, o Valdívia já deu o que tinha que dar no Palmeiras, o cara não tem comprometimento, é individualista ao extremo, não joga para o time, mas o que mais me irrita é o quanto que este cidadão fica suspenso de partidas importantes por conta de cartões amarelos (como no caso do primeiro confronto com o Grêmio pela Copa do Brasil)devido a reclamações, será que o técnico não vê isso? NORA

    ResponderExcluir
  4. Nora. Eu estava otimista até o jogo de ontem, não pelo resultado, mas pelo desempenho do time. O meio campo do Palmeiras é lamentável, péssimo e inclua o Valdivia nessa. O Valdivia já deu faz tempo, mas como o Palmeiras vai recuperar agora a grana que já investiu e que ainda tem que pagar? Ele é um jogador irresponsável e tenho minhas dúvidas se é por má intenção ou por burrice mesmo, pois ele pede cartões. O cara em três jogos pela Copa do Brasil conseguiu tomar 3 amarelos. Ta na hora do Palmeiras reformar esse meio campo, pq Márcio Araújo e João Vitor é meio campo de candidato a rebaixamento mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa vc tem razão, esqueci de dizer o quanto esta dupla Araújo/Vitor me irritou no jogo de ontem. Abraço. NORA

      Excluir