terça-feira, 11 de setembro de 2012

O direito de não ser parte

Hoje pela manhã um amigo do serviço me perguntou super entusiasmado se eu tinha visto o jogo da seleção. Demorei um pouco para responder, talvez pelo horário da manhã meu cérebro ainda não estava conectando muito bem as informações de memória, foi então que me deparei com uma condição paradoxal, sei de tudo que está acontecendo no futebol nacional mas ignoro totalmente o que acontece com a seleção do país. Antes que venha algum pachequinho acusar-me de antipatriota, esse desinteresse não é aversão ao país, mas à seleção brasileira. Há quem chegue até torcer contra, que não é meu caso, pois minha indiferença é tão grande que pouco me afeta se ganha de dez da Antuérpia, se empata com o Guiné Equatorial ou se perde do Laos, sou tão submerso ao tema que na maioria das vezes nem sei se jogou e quando está passando na TV prefiro assistir algum documentário, campeonato da série C e até programa eleitoral se tiver passando.

Eu tenho uma teoria de que em Estados (ou entre torcidas) onde há mais rivalidade entre os clubes, menos se gosta da seleção. Eu por exemplo assumo tranquilamente minha intransigência, mas não sou capaz de torcer por jogadores ou figuras relacionadas a times que eu não gosto, só isso já bastaria para justificar o porquê de muita coisa, mas aliado a isso em minha mente eu relaciono a seleção a um pacotão populista que mistura futebol, mídia, política e corrupção. Porque eu torceria por uma imagem de nação da qual eu não compartilho? Não tenho o poder de contestar ou mudar e até sou obrigado a financiar indiretamente algumas coisas, mas me reservo o direito de não fazer parte, de não me sentir parte, ou melhor, querer que se foda tudo que envolve seleção brasileira, amistosos caça-níqueis, convocações com influencia de empresário, etc e tal. Por isso não assisti e nem li a respeito do jogo contra a África do Sul, contra a China e muito menos parei para ler a lista de convocados, me interesso tanto quanto pela seleção de badminton do Sri Lanca. Alias, já dediquei linhas demais a esse assunto.

Quero mesmo é saber do Palmeiras e de sair logo dessa zona incomoda.

 

Sul-americana

 

Sou contra abrir mão da Sul-americana, tal qual eu era contra abrir mão do Brasileiro quando o foco era a Copa do Brasil. Creio que o sucesso do Palmeiras na competição trará mais benefícios que prejuízos, uma vez que pode servir para manter a boa autoestima do grupo. Lógico que a prioridade é sair do rebaixamento, mas nada impede de que o time que entre em campo pela outra competição, entre para ganhar.

 

Paciência e perseverança

 

Hoje fiz mais um simulado dos jogos do Palmeiras. Creio que ainda levará algumas rodadas para sairmos da zona de rebaixamento, não se mudam as coisas do dia para noite. Lógico que seria legal em três rodadas já estarmos fora, mas temos de considerar a hipótese de o time ainda sofrer reveses e os adversários diretos terem sucesso. Portanto o processo será longo e cabe a nós e aos jogadores não nos afobarmos, nem deixar que o bombardeio de notícias depreciativas nos abalem. O Sampaio ta certo, não tem que ter clima de série B, o clima é de recuperação no campeonato Brasileiro.  

5 comentários:

  1. Cheguei a conclusão de que eu tambem sou chato.

    Não me preocupo com a seleção da Nike, não gosto de perna de pau que eu nem sei onde joga e muito menos dos que eu sei.

    Me preocupo mesmo é com o meu amor que veste verde e branco.

    Tenho certeza que vai ser sofrido, mas tambem tenho certeza que não cairemos.

    Quanto mais chato melhor!

    Dinho Maniasi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Dinho.

      Nossa seleção é o Palestra e só isso que importa.

      Abraço

      Excluir
  2. DOMINGO É OBRIGAÇÃO, MAIS QUE TUDO, POSSO ESTAR SENDO INGENUO MAS AINDA ACREDITO... TEMOS QUE ACREDITAR, SE O FLU FOI CAPAZ DE UMA ARRANCADA HISTÓRICA E NÓS TAMBÉM JÁ FOMOS, VAMOS REPETIR A DOSE..ESTE JOGO DE DOMINGO PODE SER O DIVISOR DE ÁGUAS PRA GENTE, DE REPENTE SE GANHAMOS MORAL COM UMA VITÓRIA TUDO PODE MUDAR...Abraço NORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... gostaria de estar otimista quanto você. Hoje meu dia ta terrível e a impressão que tenho é que não terá mais jeito. Espero que domingo mude um pouco essa zica, mas sei lá.... sinto que alguma coisa vai acontecer essa semana. Abraço

      Excluir
    2. E Aconteceu mesmo...NORA

      Excluir