terça-feira, 5 de março de 2013

Colocando o papo em dia

Do último texto que escrevi, sobre a saída do Barcos, até agora, muita coisa aconteceu, dois jogos de Libertadores, um clássico, jogos contra times pequenos que nos faz concluir que ainda não da para concluir nada (que paradoxal!). Não cabe nem a euforia após a boa sequencia que incluiu uma quase virada contra um estrelado Corinthians quando todos da imprensa apostavam em uma derrota contundente, nem cabe o desânimo após a derrota para  o Libertad no Paraguai. O time do Palmeiras ainda engatinha para a formulação de um elenco e nesse momento devemos nos preparar para grandes oscilações. Cobrar um título tão difícil como a Libertadores, do qual nem mesmo elencos memoráveis que vestiram nossa camisa e ganharam tudo dentro do Brasil conseguiram conquistar, é uma loucura, no máximo devemos torcer como nunca, transformar os jogos em nossa "casa alugada" em um caldeirão verde para que esse time honre nossas cores e consiga chegar até onde o limite de suas forças o permitam. Nossos adversários investiram pesado em seus elencos, tendo hoje jogadores em seus respectivos bancos de reserva que facilmente seriam titulares hoje no Palmeiras, ficamos por quase três meses na inércia total, com um presidente beirando a insanidade e jogadores fracassados e insatisfeitos, bem ou mal em um período de um mês o elenco foi quase todo reformulado, tendo como desafios a falta de dinheiro, de credibilidade e uma série B a ser disputada. É inevitável termos de dar um tempo para essa diretoria ou para qualquer outra que entrasse, discordei de como o negócio do Barcos foi conduzido e ainda discordo apesar das muitas tentativas de explicação, mas ainda acredito que tem sido feito o que é possível e espero pelo menos que consigamos subir sem sustos e que o ano que vem possamos ter no mínimo a expectativa de disputarmos com real competitividade todos campeonatos que disputarmos.

Tigres

Mesmo com o time em montagem e com o elenco mais fraco dentre os brasileiros, creio que temos plenas condições de passar para fase seguinte e dali pra frente o que vier é lucro. Se o time não der aquele pipocada que deu no Paraguai, trará a vitória da Argentina, restando depois dois jogos em casa e só um fora, contra um adversário menos poderoso que o Libertad.

Respeito

Creio que devemos criticar mesmo quando nos sentimos desrespeitados pela imprensa, mas também reconhecer quando algum meio nos presta o respeito que merecemos. Parece uma bobeira o que vou falar, mas grande parte dos portais da internet usam as divisões do Campeonato Brasileiro para alocar as notícias sobre os times, algo que acho de uma cretinice sem precedentes mesmo seguindo um padrão. Por exemplo, se nós palmeirenses, a quarta maior torcida do Brasil quantitativamente, vamos buscar notícias sobre nosso clube no site do Uol, Globo, ESPN ou Terra, não encontramos o link para nosso time na página principal, temos de achar o link da série B para depois acessarmos a notícia. Por essa lógica estúpida um torcedor do Criciúma que nesse momento está a disputar o glorioso campeonato catarinense apenas, tem um acesso menos complicado às notícias de seu clube. Entendo que a série B não é nosso lugar e imagino que os gestores desses conteúdos também tenham essa percepção mesmo por baixo da carapaça clubística, mesmo assim mantêm essa aberração que faz com que uma fatia importante de seus leitores sejam expostos a uma maior dificuldade e uma pitada de desrespeito. Nesse cenário gostaria de elogiar o Lance, que de todos os portais é o único que teve a sagacidade de perceber que o que faz o tamanho de um time não é a divisão que ele está disputando, mas sua representatividade histórica e o peso de sua torcida. O portal expõe em sua página principal o link para notícias dos principais clubes brasileiros em ordem alfabética, estando eles na divisão ou fase que estiver, isso não é só respeitoso como é também eficiente. Portanto meus parabéns ao Lancenet por mostrar que além de noticiar, entende de futebol.     

2 comentários:

  1. Sem dúvida muito pertinente o comentário sobre os portais, tem toda razão..Abraço NORA

    ResponderExcluir
  2. Pois é Nora. Se eles não nos respeitam como merecemos, também merecem pouca audiência nossa. Abraço

    ResponderExcluir