segunda-feira, 25 de março de 2013

Sou a favor do Adriano

Entendo o risco de defender o que defenderei agora, mas eu gostaria que o Palmeiras trouxesse o Adriano e explicarei o porquê.

De início quando ouvi a ideia achei um absurdo, o Adriano está parado há quase 1 ano e sei lá a quanto tempo não participa de uma partida inteira. O histórico é péssimo, um dos casos mais complicados da história do futebol brasileiro, até hoje ninguém soube explicar se os problemas do Adriano são apenas comportamentais ou patológicos, fato é que o jogador já esteve envolvido em inúmeros escândalos fora do campo que minaram completamente sua reputação. Porém uma coisa ninguém questiona: se estivesse em forma, com a cabeça no lugar e jogando, Adriano seria facilmente o titular da seleção brasileira.

O Palmeiras está enfrentando uma situação complicada, me parece que o Gilson Kleina acertou o modo de jogar do time mas esbarra na falta de qualidade dos jogadores. O jogo contra o Santos ontem, tal qual o clássico contra o São Paulo, mostraram que o problema não tem sido apenas a posse de bola, isso o Palmeiras tem tido de sobra, mas mesmo dominando 80% da partida o time é incapaz de criar chances claras de gols e as que cria geralmente perde. Com o time dedicado 100% em tentar o gol, os contra-ataques que toma, pegam o sistema defensivo desprevenido e oferece ao adversário chances até mais claras de gol, com isso estamos sempre naquele velho risco do que "quem não faz toma". Quando o time entra com um centroavante de ofício, como Kleber ou Caio Mancha, mais uma vez emperra na deficiência técnica, ambos não são fortes o bastante para se desvencilhar dentro da área para receber um cruzamento ou fazer a parede para que o outro atacante chegue batendo, isso faz com que grande parte das tentativas do Palmeiras sejam de penetração na velocidade ou de chutes fora da área. Não dá para negar que o Adriano em forma seria o jogador capaz de mudar esse quadro e que ele colocaria no bolso Kleber e Caio Mancha facilmente.   

Neste momento tanto o Palmeiras precisa de um centroavante como o Adriano em forma, como o Adriano, se a meta for mesmo jogar futebol, precisa de um time como o Palmeiras – é uma simbiose. Não tenho dúvidas que uma boa passagem pelo Palmeiras colocaria o Adriano novamente na vitrine para seleção e que também dentro de campo o Palmeiras e o elenco ganhariam muito com uma referência e um sujeito que bota medo na zaga adversária. Creio que uma aproximação racional, colocando na mesa o que cada um poderia oferecer no momento e uma analise sensata do que anseia o jogador seria válida. É uma aposta arriscada, mas do tipo que o Palmeiras precisa fazer agora, senão nos resta contar com o que já temos aí. Caso o jogador aceite um contrato cauteloso, eu sou a favor de trazer Adriano para o Palmeiras.

 

Ressalto que aqui não estou fazendo nenhum juízo de valores. Não possuo nenhuma informação sobre a índole do Adriano, só conheço o que a imprensa passa, estou fazendo uma avaliação do que ele poderia oferecer dentro de campo. 

10 comentários:

  1. Acredito que minha opinião, é a mesma da maioria do torcida(não que estou me influenciando pelas opiniões dos demais).
    Mas entendo que, a carreira desse jogador,já acabou faz muito tempo.Claro que com a cabeça no lugar e principalmente COMPROMETIDO com o clube que estiver defendendo,tem todo potencial para exercer um bom trabalho.Mas,afirmando isto,vem as incógnitas de sempre:
    - esse jogador cumprirá suas obrigações?
    - deixará Adriano,de frequentar a noite paulistana(caso jogue no Palmeiras),com um "cardápio" farto de boates e bares?
    - marcará presença nos treinos?
    Com alguns questionamentos,me pergunto quantas chances,esse mesmo jogador já teve,para "tentar" se redimir, e dar a volta por cima?
    Quantos clubes que "pagaram o preço" para fazer com que esse jogador,voltasse a ser o tal "imperador",o mesmo que arrebentou na Inter de Milão?
    O último diretor que acreditou(o ex-jogador e diretor de futebol do Flamengo Zinho),pôde sentir de perto,como é dar um voto de confiança para o Adriano.Todos sabem o retorno que o imperador deu à sua torcida e ao clube.
    E com o histórico de displicência,daquele clube que lhe pagava e o defendia,não seria no Palmeiras que ele resolveria jogar futebol "apenas".
    No momento em que o Palmeiras atravessa,um centroavante,é necessário pra ONTEM!
    Quanto tempo esse jogador levaria para ter uma condição física "aceitável" para atuar no Palmeiras,em "médio" nível?
    Acredito que a contratação desse jogador,seria um ato de desespero,do tipo:"precisamos de atacante,informações aqui".
    E o Palmeiras não é várzea e nem centro de recuperação.Precisamos de profissionais e o Adriano hoje,não representa mais nada no futebol.
    Um jogador sem objetivos,sem condição física e me atrevo a dizer,sem nenhuma condição técnica.
    O nível técnico da equipe já é ruim,e com Adriano,iria apenas complementar esse triste histórico.Se a diretoria quer contratar,que procure profissionais que pelo menos,no mínimo,esteja em condições de jogar 90 minutos e honrar essa camisa.Coisa que não consigo enxergar no Adriano.

    ResponderExcluir
  2. Fala grande Alex
    Velho... é uma aposta! Como foi uma aposta a vinda do Kleber, que parece não ter dado certo. Certeza hoje seria trazer Fred, Leandro Damião ou repatriar algum jogador que com certeza o Palmeiras não teria dinheiro e nem seria atrativo. No caso do Adriano é lógico que conta todo esse histórico, mas é justamente por isso que ele está aí se oferecendo e viria apenas com o custo do salário ao Palmeiras, do contrário haveria outros times o disputando e nessa o Palmeiras perderia. O Ronaldinho Gaúcho era um sujeito que fui contra quando surgiu a hipótese de ele vir ao Palmeiras (depois do Flamengo), hoje ele reencontrou o futebol no Galo e está bem. Sei que são realidades diferentes, mas na oportunidade Ronaldinho também estava sendo visto como jogador sem vontade no Flamengo.
    O Adriano foi bem no São Paulo, teve uma grande passagem pelo Flamengo em 2009 apesar das polêmicas, mas realmente depois disso se afundou.
    Não vejo como uma medida de desespero, creio que, dependendo de como o contrato for elaborado e se o jogador aceitar as condições, apenas seria uma oportunidade de tentar contar com um centroavante de qualidade sem ter de desembolsar muito dinheiro, do contrário meu velho, vá se contentando com Caio Mancha e Kleber, pois não virá ninguém. O que o Palmeiras perderia (mais do que já perde) com um contrato de 1 ano (renovável) por produtividade? Cumpadre.. o Palmeiras apostou em Luan por R$7 milhões e trocou depois por Charles e Marcelo Oliveira, apostou em Chico, Maikon Leite, sujeitos que são profissionais, jogam os tais 90 minutos, mas não acrescenta nada. Vergonha para mim seria contratar o Moreno depois de tudo que o pai dele falou do Palmeiras.
    Cara.. sei lá.. é questão de ponto de vista mesmo, mas no caso de um contrato de produtividade, com clausulas que protegeriam o Palmeiras, eu arriscaria..

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc Fábio, o Palmeiras não é a primeira opção de nenhum jogador que esteja em grande fase hoje em dia, então acho que é uma aposta bem válida para nossas possibilidades técnicas e financeiras do momento, se não der certo paciência, quantas deram errado nos últimos anos, pelo menos é uma aposta em um jogador reconhecidamente qualificado, ao invés de ficarmos sempre na prudência dos capixabas e mazinhos da vida, que, se não custam muito, também não produzem nada....Abraço NORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o ponto Nora! É um momento que não sobram grandes alternativas para o Palmeiras senão arriscar. Claro que com prudência, desde que bem protegido legalmente e que se tenha uma segurança que o jogador quer realmente jogar. O que não dá é para contratar esses que você citou e ainda fazer contratos longos de 4 ou 5 anos.
      Abraço

      Excluir
  4. Assunto polêmico, mas sigo a mesma linha de raciocínio!
    Não vejo o que perder... Se não der, paciência!
    Prefiro o Adriano fora de forma do que o Max, Gioino, Enilton, Washington Orelha, Warley, Tadeu, etc.
    Abs.

    Trevizan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Tevizan... se não der paciência! Desde que seja um contrato que permite ao Palmeiras uma recisão unilateral em caso de indisciplina, não vejo porque não tentar.
      Agora esse Max era ruim heim.... minha nossa... esse já nasceu fora de forma por natureza...kkk
      Abraço

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que, teria que ter um contrato por partidas jogadas(produtividade) como já citaram,concordo nesse ponto.
    E a cada falta à treinamento(como é de praxe desse atleta,ou ex-atleta sei lá),receber metade(sim 50%) do que estará estipulado em contrato,para o valor que receberá por partidas disputadas.
    Se quiser ter uma chance,vai ter que ser nessas condições mesmo,ou continue com a vida bohemia, que tanto aprecia.
    Sou contra a contratação dele,tendo em vista os prejuízos(altos salários,direitos de imagem,etc) que ele pode trazer com sua contratação,já que mesmo sem jogar,é um jogador caro,que exige dinheiro em caixa.E mais,com a atual condição física dele,e até esse jogador ter ritmo de jogo(um mínimo que seja),na minha visão seriam em média,de 3 a 5 meses(ritmo de jogo eu disse).Ou seja,só em meados de agosto/setembro,praticamente no sprint final dessa competição,ele teria condições de jogo.E em dezembro,acabou o campeonato.
    Como citei no comentário anterior,necessitamos de um centroavante para ONTEM.
    Com esse atual elenco,sem um "homem-gol"(e não precisa ser nenhum Barcos,basta ter uma noção do fundamento CHUTE),será complicado até mesmo de subirmos para a série A,o que seria uma catástrofe sem tamanho,ainda mais para nós, em ano de centenário,não quero nem imaginar isso cumpadre,Deus me livre...
    Mas se realmente,o Palmeiras não tiver gasto(nenhum) nessa transação,e fazer um contrato em que a instituição Palmeiras esteja acima de qualquer vaidade desse jogador,poderia tentar sim,é claro.
    Não estou mudando de opinião,apenas entendo que com um contrato "customizável" para o Adriano,poderia arriscar.
    Afinal é mais um “teste”,perto de tantos outros que já foi testado.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza Alex, tem muitos pontos desfavoráveis na questão Adriano, mas tudo deve ser conversado antecipadamente. Creio que o ideal mesmo seria para o segundo semestre, onde além da série B o Palmeiras disputa a Copa do Brasil. Mas pelo jeito ele não virá mesmo. Estão falando de muitos nomes, tipo Alessandro, mas honestamente, não vejo nada nesse cara também.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Hoje no Brasil cumpadre,não vejo nenhum salvador da pátria para "salvar" o Palmeiras dessa escassez de gols.Ainda mais com nosso caixa no vermelho.
    Esse Alexandro é um bom jogador,nada de espetacular,fez alguns gols no Vasco,mas a fase dele hoje não é das melhores.Seria mais uma aposta.
    Entre ele e Adriano,a lógica seria arriscar nele(óbvil),já que se encontra jogando e pode ajudar o Palmeiras.
    Entendo que seria a investida mais cabível para o clube,porém,ele vindo ou chegando outro jogador,não se pode jogar a responsabilidade toda nesse atleta.Teremos que ter paciência(de novo esse papo)e dar tempo ao tempo.Infelizmente.
    Agora meu velho,vamos aguardar.Independente quem chegar,nós como doentes torcedores,vamos apoiar,até o limite de nossas paciências,pois a minha com esse Kléber(sem querer cornetar e já cornetando),ACABOU!

    ResponderExcluir