terça-feira, 26 de março de 2013

Pesquisas para quem precisa!

Nos últimos tempos surgiu uma onda de pesquisas apontando "tamanhos de torcida". São inúmeros institutos, cada um com uma metodologia diferente que apresentam números totalmente diferentes que só provam o seguinte: dependendo da metodologia você consegue até mesmo apontar que 90% dos objetos azuis são vermelhos.
Em uma época como a nossa, que as informações trafegam numa velocidade impressionante pela internet sem que sejam minimamente checadas, qualquer pesquisa vira uma realidade absoluta. Não importa a mando de quem e pelo interesse de quem os números foram divulgados, basta apontar um instituto com um nome que impõe uma implícita credibilidade (um nome gringo ajuda bastante), que em pouco tempo nas mídias sociais os torcedores saem compartilhando indiscriminadamente. A mídia descobriu o fenômeno das pesquisas, as pessoas gostam de se comparar a todo momento mas são pouco aptas a compreenderem analises mais abrangentes, por isso preferem o formato dos "10 mais".
Agora está sendo divulgada uma pesquisa realizada pelo instituto Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo (!!!???) que aponta a queda do Palmeiras para a 5ª maior torcida sendo ultrapassada pelo Vasco em 0,1% (4,9% - 5%). Vejam bem amigos, a pesquisa não está falando de um time numa fase espetacular, que de repente influenciaria a "massa sem massa" a mudar de lado, está falando do Vasco que passa por fase muito semelhante a do Palmeiras. O mais chocante é que recentemente o IBOPE também divulgou uma pesquisa que mostra uma diferença de 1,9% a favor do Palmeiras, que se fossemos comparar a grosso modo indicaria que em alguns meses quase 4 milhões de brasileiros deixaram de ser palmeirenses enquanto quase 2 milhões viraram vascaínos, sei lá, talvez animados pelo vice-campeonato da Taça Guanabara. Já a pesquisa Datafolha de 2012 aponta o Palmeiras com 7%, o Vasco com 5% e o São Paulo com 9%, que deixaria o Palmeiras ainda mais próximo do terceiro lugar do que do quinto. Caso você seja autodidata ( o que aconselho), crie você mesmo sua metodologia e em suas viagens para o Brasil colete sua amostra. Comece por São Paulo, Estado que sozinho atinge 22% da população nacional, depois vá a Minas e veja o número de palmeirenses, ao Paraná ou então compare os jogos do palmeiras no Nordeste com os jogos do Vasco ou até mesmo com os do São Paulo, avalie se esta pesquisa revela a realidade.
Veja bem, não estou puto apenas porque sou palmeirense, mas não tem cabimento tantas pesquisas com números tão distorcidos e apostaria que apesar da má fase, a torcida palmeirense é muito maior que a vascaína. Torcedor não muda de time da noite para o dia e a influência dos pais na escolha de time dos filhos ainda é a que mais pesa, algo que não impede que mudanças nos tamanhos de torcida ocorram, mas não em tão pouco tempo.
Sou apenas uma pessoa dentre milhões que esses sites famosos atingem, mas de qualquer modo deixo aqui minha manifestação para o honrado instituto que divulgou essa pesquisa: Peguem essa pesquisa e enfie nos seus respectivos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário