segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Faça você mesmo!

Se você palmeirense não pode acompanhar o jogo de ontem contra o Bragantino e tentou ter alguma idéia de como foi através da mídia, deve estar pensando que o Palmeiras tomou um sufoco do Bragantino e ganhou na sorte, chorado, com um golzinho no final do jogo. Pois agora falar mal do Palmeiras é uma espécie de moda no jornalismo esportivo, parece que os jornais disputam para ver quem consegue encontrar mais um problema no Palmeiras.

Ontem por exemplo pouco se ouviu falar da vitória fora de casa sobre um time complicado, pois o Bragantino, ao contrário de Botafogo de Ribeirão Preto e Mirassol, disputa a série B do Brasileirão e ano passado terminou em sexto. A manchete do Lance de hoje, por exemplo, é: Que sufoco! Palmeiras joga mal e vence do gol no final. Concordo que o jogo não foi nenhum primor, mas o Palmeiras criou uma série de chances e em nenhum momento ficou atrás no placar, mesmo jogando fora de casa. Talvez a melhor e mais imparcial manchete fosse: Em jogo difícil, Palmeiras estréia com vitória fora de casa.  Outro fato exaustivamente discutido foi a camisa com patrocínio tapado do Palmeiras, concordo que a Adidas já deveria ter produzido jogos de camisa sem patrocínio, mas até aí não é exclusividade do Palmeiras estar sem patrocínio Master, o São Paulo também não fechou com ninguém e o ano passado jogou boa parte do campeonato sem o tal patrocínio, mas não vejo a mesma insistência em colocar isso como um problema  grave.

Houve também os jornalistas que fizeram questionamentos via Twitter sobre o preterimento da Globo ao Palmeiras (que jogou fora) diante do São Paulo (que jogou no Morumbi) na transmissão da partida, lógico que a alusão foi sempre dando o sentido de que o Palmeiras estava se apequenando, mas o motivo é óbvio se antes de falar o sujeito olhasse a tabela do Paulistão. Situação como ocorreu no Brasileiro de 2011, onde o São Paulo quase não teve transmissão de jogos pela televisão é atípica, pois foi uma clara retaliação da emissora, mas o São Paulo se mexeu para contornar a situação e nomeou o pai de Caio Ribeiro (comentarista da Globo) como diretor de comunicação, logo ele convocou a diretoria da Globo para um encontro e provavelmente selou a paz entre ambos. O Palmeiras joga praticamente todas partidas de fim de semana fora de casa, enquanto Corinthians e São Paulo jogam fora nas quartas-feiras. Se a Globo seguisse a lógica de televisionar só os jogos fora de casa, teríamos por 3 rodadas consecutivas jogos do Palmeiras na TV de domingo e Corinthians na quarta-feira, criando um desequilíbrio nas transmissões. Pode ter certeza que a lógica da Globo será de deixar o Corinthians toda semana na televisão (quarta ou domingo) e o São Paulo e Palmeiras revezando semana sim sema não.

Creio que o melhor nesse momento para o palmeirense seja ignorar (ou não relevar tanto) as críticas da imprensa em relação ao time do Palmeiras e passar a analisar por si próprio, ou através das mídias palestrinas, como foi o jogo, como se comportou o time, senão a sensação é que estamos abaixo do limbo. Siga a lógica do "Faça você mesmo".

Corneta

Como eu disse acima, creio que o Palmeiras não tenha jogado mal e uma vitória, na estréia, fora de casa contra o Bragantino, foi o melhor resultado entre os grandes. Alias, grandes são: Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos. Essa história de que alguns "comentaristas" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário