segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Será que só ele não tem culpa?

O jogo de ontem contra o Catanduvense para mim foi decepcionante, confesso que fiquei mais puto que de costume e ao contrário de muitos palmeirenses, não consegui sequer extrair algo positivo. Minha maior raiva não foi pelo pênalti imbecil cometido pelo Leandro Amaro, nem mesmo pelos gols perdidos pelo Ricardo Bueno ou tampouco por ter quase perdido para um time que acabou de subir de divisão no Paulista e que jamais em sua história ter marcado um gol no Palmeiras, mas por aparentar que se passou quase 2 anos e o Felipão não ter conseguido fazer esse time do Palmeiras jogar bola, independente dos jogadores em campo.

Até agora Felipão é blindado pela torcida do Palmeiras devido à empatia conquistada na sua última passagem, todos já receberam sua parcela de culpa e foram punidos. Desde a metade de 2010, quando ele assumiu, a torcida o poupou da eliminação da Sulamericana 2010 para o Goais, uma colocação pífia no Brasileiro de 2010, da derrota na semifinal do Paulista 2011 para o Corinthians, da goleada e eliminação da Copa do Brasil 2011 para o Coritiba, eliminação da Sulamericana 2011 para o Vasco, da campanha de merda do Brasileiro de 2011 e cá estamos nós, com o time ainda jogando mal, tendo de correr atrás desesperadamente de um placara contra o Catanduvense. Entendo que no palmeiras nada é fácil, o clima político é pior do que Chernobyl, o elenco não é lá essas coisas, a imprensa joga contra e a torcida é corneteira, mas Felipão teve no Palmeiras o que nenhum treinador teve nos últimos 10 anos, apoio incondicional da torcida para fazer o que quer. Ficamos do seu lado quando ele brigou com Frizzo, quando brigou com Sérgio Prado, quando brigou com Valdivia, quando brigou com a imprensa, quando defendeu o Luan, quando brigou com Kleber, quando dispensou jogadores, quando exigiu outros jogadores, quando cutucou a diretoria através de sua assessoria, enfim, em todas divididas do técnico a torcida comprou sua briga. Mas sejamos honestos, até agora o trabalho de Felipão foi apenas modesto e ao que parece nada mudou para este ano.

Não conseguimos ver o Palmeiras trabalhando uma bola no meio campo, trocando passes até chegar no ataque, toda vez é lançamento para pegar alguém na corrida ou tentativa de jogada individual, nem me lembro qual foi o último gol do Palmeiras saído de uma jogada trabalhada.O Palmeiras erra uma quantidade absurda de passes, pois os jogadores jogam distante entre si e parecem ficar estáticos em suas posições. Veja o exemplo do último jogo, Felipão milagrosamente se arriscou e escalou Maicon Leite na extrema direita, Luan pela extrema esquerda, Ricardo Bueno de pivô e Daniel Carvalho armando – até aí perfeito na teoria– mas na prática o Palmeiras não encaixou em campo, continuou sendo correria pelas pontas, tentativas de ligação direta da zaga para o ataque e muitos passes errados. Marcio Araujo é um volante limitadíssimo, incapaz de produzir qualquer coisa útil no ataque, Luan continua grosso, tentando cruzamentos absurdos e até agora engolimos ambos graças ao carinho de Felipão pela tal eficiência tática de ambos.  Mas que porra de eficiência tática é essa? Correr atrás de bolas que eles mesmos perdem?

Sei lá, pode ser que mude alguma coisa durante a temporada, mas esse jogo contra o Catanduvense me lembrou as dezenas de jogos do ano passado, em que o Palmeiras corre, corre, corre, mas só empata e lamentamos a perda de um gol ou a cagada de um zagueiro. Está na hora do Felipão parar de chiar e botar esse time pra jogar bola como grande que é, pois empatar com Catanduvense é inaceitável.

 

Bota na conta do Del Nero


O Corinthians joga tão mal quanto o Palmeiras, mas sempre há a boa vontade da arbitragem, que compensa qualquer deficiência. Contra o Linense além to tão falado gol anulado, Jorge Henrique (sempre ele) deveria ter sido expulso no fim do jogo, mas contou com a complacência do arbitro. Bota mais essa na conta do Del Nero.


Transmissão de TV          


Ouvimos muita babozeira no último domingo em virtude da Globo ter transmitido o jogo do São Paulo e não do palmeiras. Inclusive teve neguinho de programa de rádio falando que era por audiência. Impressionante a falta de inteligência e de critério de certos sujeitos, pois antes de falar qualquer coisa era só dar uma olhada na tabela para perceber que o São Paulo joga por três rodadas de fim de semana em casa, enquanto o Palmeiras fora e de domingo, portanto se a Globo não transmitisse o jogo do São Paulo domingo passado, provavelmente o time ficaria sem jogos na TV por um longo período, tendo em vista que a preferência no meio de semana é sempre do Corinthians por razões já conhecidas. Domingo que vem teremos Palmeiras de novo na TV. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário