terça-feira, 14 de maio de 2013

Boataria Inc.

O último jogo do Palmeiras foi dia 30 de abril contra o Tijuana. Nesse mês de maio por exemplo o time ainda não entrou em campo e a imprensa não tem muito o que falar a não ser sobre os treinamentos, aí bate o desespero nos setoristas que tem de qualquer jeito arrumar alguma polêmica, alguma coisa para render audiência. Há pouco tempo era simples, o Palmeiras sempre rendeu muita polêmica de todo tipo e consequentemente audiência para portais de esporte, emissoras de TV e rádio. Como eu uma vez já escrevi aqui, fomos eleitos a Geni do futebol, virou clichê tacar pedra no Palmeiras, mas me parece que as fontes de polêmicas se esgotaram e essa gestão tem feito um grande trabalho para impedir o vazamento de fofocas. Não devemos comemorar isso como fato consumado pois já conhecemos bem os bastidores do Palmeiras para refutar que a qualquer hora não apareça algum político querendo jogar contra, vazando o que não se deve para a mídia urubu.

Nessa última semana, véspera de partida decisiva da Libertadores, surgiram dois boatos envolvendo o Palmeiras. O primeiro dava conta da saída de Henrique para Cruzeiro ou Grêmio e o outro de uma negociação de retorno de Kleber Judas, em ambos os casos um velho conhecido da torcida, o blogueiro Perrone do UOL, foi quem tentou jogar a faísca na pólvora. A assessoria de imprensa do Palmeiras dessa vez agiu com firmeza e publicou uma nota de esclarecimento repudiando a postura do jornalista e da empresa que ele representa (leia aqui), atitude que já deveria ter sido tomada há muito tempo. Eu já comentei mais do que devia sobre esse indivíduo aqui no blog, meu asco ao babaca não se deve ao fato de ele apenas publicar coisas negativas sobre o Palmeiras, até porque o dever de um jornalista é de difundir a verdade seja ela agradável ou não, mas nesse caso o grande problema do tal Perrone é que ele se pauta em fofocas, boatos muitas vezes absurdos ou até em suposições retratadas como informações. O que é questionável (que também foi questionado na nota do Palmeiras) é como um site como o UOL, que pertence ao grupo Folha, abriga esse tipo de jornalismo vulgar? A resposta é simples e está no conceito de venda de espaço publicitário na internet – pageviews. Mas será que a Folha se submeteria a isso? Sim! Por dinheiro sim!

A mídia tradicional em que a Folha reinou por muitos e muitos anos sofreu um forte impacto com a internet. A grana aos tubos que entrava com publicidade nos jornais impressos foram pulverizadas para outras alternativas mais modernas e dinâmicas. Mesmo tendo entrado com força e capital nesse novo meio as mídias tradicionais se depararam com novos concorrentes, com estruturas muito mais enxutas ou com aporte de grupos internacionais. Quem trabalha com marketing sabe que a luta por anunciantes se tornou muito mais voraz e inevitavelmente o valor de veiculação de anúncios caiu muito. Para se ter uma noção é só acompanhar alguns minutos de intervalo comercial de uma emissora qualquer, se há 20 anos atrás só empresas de grande porte apareciam, hoje é muito frequente filmes publicitários de empresas pequenas dos mais variados segmentos. Sendo assim os frágeis valores éticos que pelo menos na teoria norteavam a imprensa brasileira foram para o beleleu e hoje é um pega para capar danado que tornou comum esse vale-tudo por audiência. Outra peculiaridade é que na mídia impressa o que esta escrito não se apaga, sendo necessário, quando se erra, fazer a devida errata, já na internet a tal da errata foi exterminada, simplesmente se apaga o conteúdo e pronto! Ele não existe mais! Nem George Orwell imaginava que existiria algo assim!

Se o UOL mantêm e tal Blog do Perrone é que com certeza esse deve dar uma porrada de pageviews e muito lucro ao site, cada clique curioso e indignado de um palmeirense no link da notícia gera receita ao Uol e ao babaca blogueiro, isso só da força para que eles prossigam fazendo esse tipo de trabalho e enfraquece aqueles que tentam manter um pouco de dignidade nesse meio tão prostituído. Cabe a nós não os prestigiar com nosso valioso tempo.

 

Palmeiras x Tijuana

 

Ansiedade demais para comentar a respeito. Essa noite até sonhei que o Palmeiras estava na final da Libertadores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário