quarta-feira, 20 de junho de 2012

Façam história

Se perguntar para um palmeirense qual o título mais importante da história do Palmeiras, muito provavelmente ele dirá que foi a Libertadores da América de 1999. De fato foi uma campanha heroica em que o Palmeiras venceu times como Vasco, Corinthians e River Plate e ficou marcada pela apoteose de São Marcos. Se essa pergunta for feita a mim eu direi: O Campeonato Paulista de 1993. Os palmeirenses da nova geração pode se perguntar: Mas como alguém pode considerar um Campeonato Paulista mais importante que uma Libertadores? Mas quem viveu aquilo sabe do que estou falando.
Em 1999 quando o Palmeiras venceu aquela Libertadores era um time acostumado às vitórias, havia o estigma da Libertadores, que mesmo em 1994 e 1995 com um time fenomenal não conseguiu a conquista. Já em 1993 a história era bem parecida com a qual vivemos hoje. Vale ressaltar que o Campeonato Paulista na época era bem mais valioso que hoje, pois os times do interior sempre vinham fortes e com elencos próprios, diferente de hoje que são vitrines de empresários, fora que a Libertadores não era tão superestimada como hoje, onde parece que a valia de qualquer título é somente à vaga para este torneio. O Palmeiras estava há 16 anos na fila, muitos palmeirenses como era meu caso, nunca tinha visto o time ser campeão e os mais velhos viviam das glórias passadas. Durante todo esse período o Palmeiras também teve grandes frustrações, como uma final perdida para Internacional de Limeira, onde o elenco palmeirense era amplamente superior.  Naquele ano de 93 o time do Palmeiras era espetacular, mas havia a sina da fila que pesada sob os ombros da torcida e dos jogadores. No primeiro jogo da final contra o Corinthians o Palmeiras perdeu por 1 x 0. Parecia inacreditável que mesmo com o time mais poderoso do Brasil o Palmeiras perderia mais uma final, mas no segundo jogo no Morumbi o Palmeiras trucidou o Corinthians e enfim torcida e time retomaram a confiança de um time grande e a partir dali a década de 90 foi do Palmeiras.
Por que relembrar isso fora de época na véspera de uma semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio? Porque julgo a missão deste Palmeiras tão importante quanto a daquele time de 1993 e julgo também que um possível título de Copa do Brasil nesse momento, teria uma importância absurda, talvez uma das maiores da história. O elenco de hoje está longe, mas muito longe de ser o de 93, como também a diretora atual tem sido muito mais trapalhona do que daquela época e isso se torna um desafio extra para torcida e time. Um torcedor palmeirense de 13 anos, idade que eu tinha em 1993, teve o desprazer de acompanhar jornadas terríveis do Palmeiras, eliminações catastróficas, crises dantescas e uma sequência de administrações patéticas que expos a história do clube aos leões da imprensa. Mesmo com tudo isso a esperança renasce com mais uma oportunidade de lutar, de vibrar, de apoiar o time e de recolocar no caminho que ele jamais deve sair, pois não nasceu para mediocridade. Sabemos que apesar do resultado favorável no Olímpico o Palmeiras não pode dar margem a erros, pois são momentos de nervosismo e falta de confiança que levam o Palmeiras à pane e a torcida tem a função fundamental de passar essa confiança ao time, de mostrar a quem entrar com o manto verde em campo que ali é Palmeiras e quem veste aquele uniforme não teme a filho da puta nenhum no mundo, nem traíra e muito menos mercenários do futebol. Cada jogador tem de estar ciente que está escrevendo mais uma página de uma longa história e o Palmeiras tem o poder de transformar mortais em mitos.  
Amanhã às 21:00h em Barueri começa mais uma batalha na história do Palmeiras e essa é só a primeira, pois se vencido virão mais duas. E não há espaço para fraquezas, polêmicas ou medo. Aos palmeirenses da nova geração eu peço que se mantenham convictos; aos da velha geração que não caiam na armadilha da comparação, que eu muitas vezes também caio, torçam por quem entrar em campo e apoiem sua luta, não vaiem ninguém em nenhum momento;  e aos jogadores que joguem com tranquilidade e raça, não entrem na pilha de árbitro e nem de adversário e façam sua história.

E hoje tem Programa Reversão direto do Zero a Zero Bar em SBC.
Quem puder ouça ao vivo a partir das 20:30h através do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário