segunda-feira, 18 de junho de 2012

Incoerência, a gente se vê por aqui!


Hoje deixarei de lado os comentários mais profundos sobre Palmeiras x Vasco, até porque, a atenção dos palmeirenses parece estar mais voltada à Copa do Brasil, de qualquer modo creio que só 2 pontos até agora é preocupante. O problema do Palmeiras no jogo de ontem foi aquele velho conhecido de não saber ganhar. O time estava bem, havia criado boas chances, fez um belo gol, mas após isso recuou, caiu de produção e mereceu levar o empate. Felipão poderia ter testado Felipe no lugar de Daniel Carvalho, creio até que ele faria isso, mas as lesões durante a partida impediram mais substituições. Agora é entrar concentrado para o jogo contra o Grêmio.
Mudando de assunto, hoje se definem os classificados do grupo C, grupo de Itália e Espanha e para variar a seleção italiana chega ao último jogo no aperto, dependendo de uma vitória sobre a Irlanda e torcendo para que não haja um empate por 2 x 2 entre Espanha e Croácia. Logicamente surgiu a especulação de um possível acordo entre Espanha e Croácia para a classificação de ambos, o tipo de polêmica que sempre existiu no futebol e provavelmente sempre existirá.  Aqui no Brasil a Eurocopa teve os direitos de televisão adquiridos pela rede Globo, pessoalmente prefiro a cobertura da ESPN Brasil, que a meu ver tem comentaristas mais experientes no futebol europeu, tendo em vista que eles transmitem quase todos os campeonatos por lá, mas sabemos que na hora do filé mignon, ganha quem tem mais dinheiro e influência. O comentarista Maurício Noriega, funcionário das organizações Globo, hoje proferiu um comentário através de seu twitter, disse ele que o técnico da Espanha rechaça a combinação de resultados e que ele também crê nisso, mas que o problema é a Itália, pátria do resultado arranjado no futebol, ficar com medo disso, conforme podem ver abaixo:  
Mauricio Noriega ‏@norinoriega O problema é a Itália, a pátria do resultado arranjado no futebol, ficar com medo disso agora.
Mauricio Noriega ‏@norinoriega Espanha rechaça teoria do 2 a 2 com a Croácia para eliminar a Itália. Também não acredito nisso.
O Noriega não é um comentarista que considero ruim, pois senão nem o seguiria, mas em minha opinião ele foi infeliz em sua frase, pois o termo "pátria do resultado arranjado" é generalista demais e coloca na mesma cumbuca, jogadores criminosos e atletas sérios que estão apenas defendendo sua seleção. Imagino que o que ele saiba sobre a corrupção no futebol italiano é o mesmo que todos sabemos via imprensa, caso ele tenha esmiuçado todo o caso e possua informações mais amplas que envolvem todo futebol italiano, aí retiro o que eu disse. Por discordar de sua opinião e o Twitter ser um espaço de livre interação eu respondi de modo educado:
Fabio Cardi ‏@fcardi @norinoriega se um jornalista estrangeiro falasse algo semelhante do Brasil, que é o país dos esquemas, tenho certeza que não gostaria.

Talvez eu não tenha me expressado bem, até porque no twitter há um limite de caracteres e eu escrevia de meu celular, mas parece que ele não entendeu muito bem e do alto de seu cargo de comentarista do Grupo Globo de Comunicação, sentenciou:

Mauricio Noriega ‏@norinoriega @fcardi tô falando de futebol e de fatos. Problema de quem não gostar. Basta pesquisar e pensar.
  
Pois é senhor Maurício Noriega, eu estava justamente falando sobre futebol e eu já pesquisei bastante a respeito e pensei também, talvez não com sua genialidade e conhecimento, afinal, és comentarista de futebol da Sportv, isso faz de qualquer opinião sua superior a de um mero torcedor não é mesmo? Imagino que durante sua vida acadêmica, antes de alcançar de sua consagração, deva ter estudado a difícil ciência do futebol e seus bastidores para que hoje seja capaz de emitir comentários embasados, diferente de gente como eu, desinformada, fanática e consequentemente incapaz de raciocinar. Ciente dessa minha limitação, argumentei apenas que estava falando de futebol e que li, não com tanta erudição, histórias sobre "esquemas" no futebol de outros países, talvez de outra modalidade, mas esquemas, e que se fossemos usar esse critério para desqualificar as revindicações de algumas seleções, tudo se justificaria.
Fabio Cardi ‏@fcardi @norinoriega esquemas no futebol são fatos em vários países, Brasil, Argentina, Inglaterra, se prejudicar uma seleção por isso justifica, ok

Ironias a parte eu até já havia escrito algo relacionado a isso, sobre a corrupção no futebol italiano, sobre a lavanderia de grana que é o futebol inglês e sobre a caralhada de denúncias criteriosamente não investigadas do futebol brasileiro. Imaginem se amanhã a FIFA resolva vender todos direitos de transmissão da Copa do Mundo para uma rede britânica de televisão e altere toda tabela da Copa do Mundo para privilegiar a grade de programação dessa emissora? Aí o técnico da seleção brasileira reclama de um determinado horário de jogo e um jornalista inglês diga: O problema é o Brasil, pátria do futebol vendido a uma emissora, reclamar disso agora. Será que o Sr. Noriega concordaria com a frase? Na época em que houve aquela tentativa de abrir concorrência para transmissão do futebol brasileiro, que a Globo alinhada ao Ricardo Teixeira e ao Andrés Sanches, usou seu poder para dissolver o Clube dos 13 e desrespeitou um processo transparente de licitação de direitos de transmissão, os jornalistas da "casa" omitiram sua opinião. Entendo isso, corriam o risco de perder seus empregos. A crítica ficou por conta dos excluídos, comentaristas de outras redes ou meios, que provavelmente se tivessem do outro lado também se calariam. Assim é a vida infelizmente. Compreendo que o Maurício Noriega discorde de esquemas de manipulação de resultados, eu também discordo, e é fato que o futebol italiano foi maculado por esses episódios, mas não posso concordar que um país que investigue tão seriamente esses esquemas seja chamado de "pátria do resultado arranjado", pois então valeria mais apena não investigar como é feito em vários locais do mundo. Por fim, creio também ser incoerente julgar a ética no futebol sem falar dos jogos no meio de semana às 22:00h, citar as denúncias que estão sendo investigadas contra a CBF ou o monopólio da venda de direitos de transmissão do futebol nacional.

5 comentários:

  1. MAURICIO NORIEGA É MAIS UM CRETINO FDP DENTRE TANTOS EXISTENTES NA IMPREN$$$INHA ESPORTIVA.

    Peço humilde e sinceramente perdão pelas palavras mas não encontrei melhor definição pra esse SAFADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa se preocupar, foi exatamente essa minha vontade falar logo que ele me deu essa resposta arrogante. Mas fazer o que né! O duro é ver esses caras pregando de guardião da ética e moral quando é conveniente.
      Abraço

      Excluir
  2. Seguramente foi uma expressão de alguém que se acha superior.
    Típico de prepotentes que atuam em "grande" empresas.
    Quem tabalha na Apple deve agir da mesma forma em congressos sobre telefonia móvel.

    Há quem diga que o jornalismo já foi isento. Eu duvido disso !

    ResponderExcluir
  3. O Noriega é um chato, puxa saco do futebol irritante dos espanhois e que não vê o óbvio, o povo gosta de futebol arte não desse joguinho agua sem graça. Enfim um trouxa que só vê o que a Globo manda ele ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os comentaristas da Globo são péssimos... todos! O Muller então meu Deus!

      Excluir