segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ronaldinho Gaúcho X Base do Palmeiras


Tão logo Ronaldinho Gaúcho sacramentou o término de sua passagem conturbada pelo Flamengo na justiça, surgiu o boato que ele poderia vir ao Palmeiras, através de um fundo árabe que ninguém sabe de onde veio e qual seria a intenção, o mais provável é que esse grupo de investidores habite o mesmo mundo do grupo chinês que traria um investimento pesado para o Palmeiras, do time da Juventus da Itália que faria um amistoso contra o Palmeiras quando foi assinado o contrato com a FIAT ou da empresa de marketing esportivo inglesa que faria um mega aporte no futebol do Palmeiras e que o Tirone havia conhecido em uma de suas viagens a terra da rainha. É plenamente compreensível esse tipo de invenção: Assis quer aquecer o mercado para Ronaldinho (como fez na sua vinda) e os "jornalistas" esportivos precisam de pauta a qualquer custo, principalmente quando o campeonato está parado. Mas o que me assusta é que tanto a torcida do Palmeiras quanto a diretoria comprou essa ideia e estamos prestes a fazer papel de palhaço mais uma vez, para um sujeito sem identificação com o Palmeiras.

O presidente do Palmeiras negou, mas o Tirone tem uma habilidade incrível em negar não negando e afirmar não afirmando e sempre foi assim. Quem não se lembra do caso Kleber? Ele jamais se posicionou que o jogador ficaria ou sairia. Em contrapartida já encontrei muitos palmeirenses adeptos à contratação de Ronaldinho Gaúcho e isso que me incomoda. Lógico que respeito a opinião e a ilusão de cada um, mas isso não impede que eu discorde frontalmente disso, pois se tivéssemos o mínimo de orgulho, refutaríamos qualquer tipo de especulação.  

O que acontece com nós palmeirenses? Será que já não bastam as decepções recentes para não aceitarmos jogadores desse tipo vestindo nossa camisa? Ronaldo Gaúcho é o ícone máximo de uma geração de jogadores superestimada, displicente, cínica e hedonista. Para quem acha que o Valdivia é vagabundo, o Ronaldinho Gaúcho é o original enquanto o chileno é uma cópia. E outra, Ronaldinho NUNCA QUIS JOGAR NO PALMEIRAS, NUNCA! A especulação que surgiu na sua volta foi apenas para valorizá-lo. Além do mais o Palmeiras possui hoje uma dívida monstruosa e esse papo de patrocínio é balela, empresas são atraídas por bons negócios, como é o Neymar hoje, o Ronaldinho é um péssimo negócio, se você fosse um gestor de uma grande empresa, investiria milhões de seu Budget para ligar sua marca a um canalha, irresponsável, decadente e sem carisma algum? Pois é! Quem arcaria com a peba seria o Palmeiras e mesmo arcando com 20%, no melhor dos cenários, ainda seria caro. Então peço aos poucos palmeirenses que insistem nessa ideia, não deem pilha a pesquisas sobre o tema, pois isso só nos expõe mais como carentes de ídolos ou coisas do tipo. Enquanto à senhora Patrícia Amorim, se o Tirone é patético, essa senhora é patética ao cubo e isso já tinha sido provado no caso Kleber. Se a diretoria do Palmeiras tivesse um dos culhões convocaria a imprensa e diria: Vai tomar no cu Patrícia.

De outro lado a seleção sub-20 conquistou o Torneio dos 8 em cima da Argentina. Nesse time são 3 jogadores palmeirenses: Bruno Dybal, Diego Souza e Luiz Gustavo. Já saiu no Lance a reclamação desses atletas sobre a falta de oportunidade no time do Palmeiras. Ainda na internet saiu uma reportagem do César Sampaio falando sobre o volante João Denoni, impressionando com o rendimento do garoto, mas pelo visto, por enquanto, Felipão prefere a dupla Araujo & João Vitor. Li na Folha também uma matéria sobre a perda do projeto São Roque, que já tinha o terreno, financiamento pré-aprovado, mas que a diretoria prefere insistir em Guarulhos. Santos e São Paulo que criticas a parte investem em suas categorias de base, já possuem hoje jogadores valiosos, que hora ou outra podem render dinheiro ao time, enquanto o Palmeiras não possui em seu time principal jogadores dessa expressão. Sabemos que uma coisa é jogar nas categorias de base, outra é no profissional, mas não seria o caso de investir mais nesses atletas ao invés de ficar buscando ex-promessas.


Adendo


Enquanto eu escrevia saiu a notícia que Ronaldinho Gaúcho fechou com o Atlético Mineiro, outro time que insiste nessa estratégia furada para tentar retomar seu lugar na história. Podia desistir de postar, mas creio que seja válida a reflexão, pois até site de apoio a contratação de Ronaldinho chegou a ser criado por palmeirenses. 

5 comentários:

  1. Chega a ser ridículo nossa decadência. Um time outrora desejado por atletas de ponta hoje é sistematicamente descartado em qualquer negociação em que haja outro clube envolvido, só vai para o Palmeiras se não tiver outro lugar pra ir. No caso do Ronaldo isso foi até bom, mas precisamos reconquistar a nosso orgulho, ficar babando ovo pra este tipo de safado que já nos descartou anteriormente é revoltante, com tanto jogador bom que mereceria uma engenharia financeira pra contratarmos, ficar alimentando este tipo de idéia só vai aumentar a frustação de nossa torcida que está cansada de sofrer. Abraço. NORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nora. Achei que a diretoria e torcida do Palmeiras deveriam ter refutado o nome de Ronaldo Gaúcho com veemência desde o início, para nem dar margem a especulação. Agora o que parece é que saímos mais uma vez como corno da história, principalmente para jornalistas claramente anti-palmeirenses. Atualmente o Palmeiras não é atrativo para atletas de ponta e temos de reconhecer isso. O momento é de aproveitar os jogadores da base, equilibrar as finanças e investir em contratações certeiras, mas para isso o treinador teria de ter as idéias alinhadas com a diretoria e torcida, coisa que parece não ocorrer, pois dizem que ele não gostou muito dos meninos terem cobrado oportunidade. Ué! A molecada não tem direito de cobrar? De querer ser aproveitada? O Marquinhos, que saiu da base do Palmeiras e foi para o Fluminense, hoje renderá uma bela grana para o time carioca, pois o Roma anunciou que quer comprá-lo. Só o Palmeiras não ganha dinheiro com seus jogadores, ou ganha merreca, vendendo parte de seus passes em troco do investimento em jogadores medíocres. Está tudo errado, quando será que entrará alguém competente para tocar esse time. Um abraço

      Excluir
    2. Então, acredito muito em nossa torcida, pode reparar, mesmo em má fase vc saí na rua e encontra muita camisa do Palmeiras, até mais do que do time que se gaba de ter a "melhor e maior"... Neste caso precisamos mesmo é de representação lá dentro, fazer com que o eleitorado do Palmeiras tenha representantes da torcida comum, pessoas que só tenham interesse em fazer o melhor pro clube e se doem pra tal. Pena que isto demanda vontade e um longo prazo pra se concretizar. A curto prazo, como vc mesmo disse, o negócio é botar as contas em dia, ver se tem alguém que preste na base e, caso for contratar jogadores desconhecidos, que tenham o mínimo de critério, vide Adriano Michael Jackson, Betinho, Dinei, Tadeu, a lista é longa...Apesar de não botar fé no time, a história nos mostra que muitos times desacreditados surpreenderam e foram campeões contrariando todos os prognósticos, espero que façamos isso.NORA

      Excluir
    3. Olha Nora, sou meio reticente quanto a eleição direta, acho que é sim fundamental, mas não sei se resolverá os problemas do palmeiras, pois quem vota ainda é o sócio do clube e nem sempre o pensamento destes está alinhado com o que pensa a torcida. Vendo de fora a impressão que dá é que a política palmeirense é muito revanchista, tipo, se algo é bom em uma gestão não se aprimora na gestão seguinte se uma ala contrária for eleita. De dois em dois anos muda tudo, mesmo o que dá certo. Pelo que vejo a própria oposição atual é meio assim e isso desanima um pouco. Acho que a solução definitiva seria uma gestão profissional contínua, independente de chapas e com metas pré-definidas e auditadas por conselheiros, ou então, responsabilizar individualmente e juridicamente políticos que enfiam o clube em dívidas absurdas. Mas quem quer abrir mão do poder não é mesmo?

      Excluir
    4. O duro é fazer aqueles cães largarem o osso..NORA

      Excluir