quarta-feira, 13 de julho de 2011

Entre mortos e feridos

 Ontem tivemos um desfecho patético a uma guerra nonsense. Através de seu site oficial o Flamengo desistiu da contratação de Kleber e logo em seguida anunciou que pode entrar na briga por Tevez, parece que esse novo contrato com a TV deixou alguns dirigentes de clube mais melomaníacos e populistas que o comum. Agora resta contabilizar os mortos e feridos e ver o que restou em um terreno devastado por declarações ridiculas feitas, por um empresário inconseqüente e um jogador que a torcida precipitadamente qualificou como ídolo.

A barganha por melhores salários é uma constante nas janelas de transferência. Até um ídolo como Rogério Ceni já barganhou um aumento ao São Paulo com uma pseudo-proposta do Arsenal em mãos, mas na maioria dos casos a situação é resolvida sem grandes traumas. É óbvio que houve muita falha de comunicação nessa história, e as partes envolvidas, principalmente o jogador e seu empresário, trilharam o caminho da discórdia e não do acordo. Parece-me que o jogador foi oferecido ao Flamengo por uma multa recisória (errônea) relativamente baixa para os padrões de um jogador de ponta e o time se empolgou e foi para cima, porem, ao saber da real multa que envolvia a rescisão do jogador não restou oura alternativa ao Flamengo a não ser pedir via imprensa que o jogador forçasse sua saída sem ônus ao rubro-negro. Nesse meio tempo inúmeros jornalistas cravavam que Kleber já era do Flamengo e que a multa não era a anunciada pelo Palmeiras. Por sua vez o empresário de Kleber, nessa altura já ciente da inviabilidade do negócio, ao invés de poupar seu cliente das críticas da torcida e tentar um reajuste por outros meios, resolveu em conjunto com o atleta se negar a fazer a 7ª partida. Veja bem, se o Kleber jogasse contra o Santos e manifestasse que a intenção dele nunca foi a de deixar o Palmeiras, mas que esperava ser valorizado, pois mesmo machucado estava entrando em campo... tenho certeza... a torcida iria ficar ainda mais de seu lado. Mas o caminho foi o contrário, e muito contrário.  Depois que Kleber saiu da concentração para realização de um exame particular para tentar atestar sua ausência no clássico, o que se viu foi uma repulsa por grande parte dos palmeirenses, que passaram a o julgar como um comum - mais um jogadorzinho daqueles que beija qualquer escudo por um $ a mais. No dia seguinte, sentindo que naquele momento qualquer atitude de retaliação por parte da diretoria seria bem acatada pela torcida, começou o plano B de Kleber e Pepinho – demonizar o diretor de futebol Roberto Frizzo – e de forma grosseira, vulgar e agressiva. Kleber chamou o diretor de Palmeiras de covarde, sem caráter, medroso, ofensas que jamais deveriam ser deferidas a um senhor, que por mais que discordemos de algumas posições, até que provem ao contrário é uma pessoa distinta e elegante. Agora já ciente que não será negociado, Kleber segue querendo provar sua versão e mantêm alegando dores nas coxas e treinando em separado. Após o Tsunami de declarações do fim de semana o que teremos é uma Guerra Fria entre o jogador e a diretoria, cada lado com sua verdade e sua mágoa. Infelizmente parte da torcida instintivamente quer acreditar no seu ídolo e acaba o apoiando nessa atitude de indisciplina que pode acarretar na perca de comando da direção alviverde, alias, vale lembrar que Kleber entre suas metralhadas, acabou citando Valdivia e Lincoln, como injustiçados também.   

Na minha opinião a torcida deve ficar a favor de Roberto Frizzo, independente de convicções políticas. Não vejo erro do dirigente, Kleber está sob contrato e não se pode aumentar o salário de um jogador em quase 100% de uma hora para outra, fora que isso abre precedente para qualquer jogador alegar o mesmo e pedir aumento. Temos a obrigação de evitar esse linchamento público sofrido pelo vice-presidente, até porque não sabemos a real intenção por trás disso.

Agora vamos aguardar para saber as próximas cenas. É uma realmente uma pena tudo que tem acontecido, pois nós palmeirenses deveríamos estar apenas felizes com os bom desempenho que o time vem tendo no campeonato brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário