quarta-feira, 27 de julho de 2011

A era dos fanfarrões

Imaginem a repercussão da seguinte notícia:

 

Um diretor de marketing de time de futebol americano da NFL, declara que vai comprar um jogador brasileiro. Para defender sua estratégia o diretor alega que, apesar da falta de qualidade do brasileiro a idéia é transmitir os jogos do time aqui no país e vender camisas, ainda acrescenta "a brasileirada vai ficar empolgada ao saber que tem um deles jogando na nossa liga e imagine quantas camisas com nome Silva, Pereira, Lima, seriam vendidas naquele país'.

De imediato haveria protestos no Twitter e manifestações inúmeras, chamando o tal diretor de preconceituoso, imperialista, entre outros adjetivos, e com razão, afinal é grosseiro tratar um povo apenas como massa de consumo e achar que ainda somos primitivos a ponto de trocar um espelho por uma pepita de outro.

Pois tal atitude acaba de ser tomada por aquele imbecil do diretor de marketing do Corinthians – Luis Paulo Rosemberg. Graças a insignificância do Corinthians essas declarações não surtiram grande efeito, afinal, apesar da megalomania e do complexo de Napoleão que afetam os dirigentes corintianos, esse tipo de atitude acaba sendo encarada como mais uma fanfarronisse. Fala a verdade! Imaginar que os chineses passarão a acompanhar o Corinthians, comprar camisas, só porque o timeco da marginal fez um favor de botar um chinês para jogar é demais né? Só pode ser brincadeira um negócio desses.  

O pior é que esse babaca tem feito escola no futebol nacional, isso porque alguns acharam genial a sacada com o Ronaldo Fenômeno e agora tentam trazer também craques latas-velha da Europa para tentar angariar suas receitas de marketing. Veja que nenhum clube está preocupado em pagar suas dividas, é incrível o fato do Corinthians e Flamengo estarem devendo fortunas e mesmo assim contratarem, contratarem e contratarem. Há quem acredite que essa incrível engenharia financeira se deva apenas as estratégias expansionistas de marketing e as excêntricas idéias do fulano acima citado, quando na verdade a grande sacada foi no backstage, nos conchavos, nas alianças e na influência com as pessoas que comandam tudo por aqui.

Infelizmente a era dos fanfarrões chegou e pelo que parece continuará se expandindo pelo futebol brasileiro. Dezenas de cartolas bolando estratégias mirabolantes para dominar o mundo, aumentar receitas, repatriar mercenários, se esquecendo que a grande e única finalidade do futebol para o torcedor é o seu time honrar a camisa dentro de campo.  

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