terça-feira, 3 de julho de 2012

O maior desrespeito já cometido a um torcedor

O futebol profissional no Brasil está em meio a um processo avançado de transformação de evento popular para produto de mídia. Na verdade a transformação já foi concluída há muito tempo, o que resta apenas é expulsar o antigo torcedor de futebol para ceder lugar ao alienado babaca que se comporta feito mico de auditório, repetindo frases criadas por publicitários e participando das brincadeiras patéticas propostas pela emissora oficial. Quem se aborrece com isso sou eu, você e mais meia dúzia o restante não se importa, continuará assistindo seu futebol após a novela, tomando a cervejinha patrocinadora e no dia seguinte assistindo os programas esportivos do horário de almoço para ver um babaca disfarçado de despojado, fazendo uma materiazinha especial sobre o jogo, sobre algum jogador ou uma enquete sobre o cabelo mais feio do campeonato.
Semana passada a notícia que o jogo Palmeiras x Coritiba seria transferido para as 22h gerou revolta nos palmeirenses que tentarão chegar a Barueri. Não simplesmente porque querem dormir mais cedo, mas por uma grave questão logística que ficou evidente na partida contra o Grêmio. A Castelo Branco e os acessos à Barueri não suportam o volume de carros para uma partida decisiva, nem mesmo na redondeza do estádio há vagas disponíveis para tantos veículos. Na partida contra o Grêmio a situação só não foi pior porque alguns palmeirenses foram de trem até o estádio, algo que não deverá acontecer na final, pois depois das 00h não há mais transporte público na cidade de São Paulo e não estou falando só da porra do trem que chega a Barueri, mas todos outros transportes de conexão com outros bairros e cidades da Grande SP. A opção de Taxi é inviável, pois não há Cristo capaz de regulamentar o preço desses putos, provavelmente uma corrida simples estará na faixa de R$200,00. A probabilidade de tumulto, torcedores perdendo o jogo com ingresso comprado e até situações mais graves é muito grande. O horário foi alterado pela dona do futebol brasileiro, que já cometeu excessos semelhantes em outras oportunidades para que o futebol caiba a sua grade de programação. Mas a sensação de desrespeito e indignação se tornou ainda maior quando se descobriu que na verdade a emissora não mudou o horário para transmitir o jogo, mas para que simplesmente esse não confrontasse sua novelinha diária, ou seja, milhares de torcedores devem ter prejuízos absurdos apenas para que a novelinha da Globo não perca alguns pontinhos de audiência. Este é o abuso mais vulgar que a emissora praticou contra o torcedor de um clube. Em um país sério, nem digo onde o futebol é sério, mas as leis são sérias, isso jamais seria permitido, pois isso é um crime contra o cidadão e contra o poder público, uma vez que envolve departamento de transito e polícia. Mas aqui a grana e o poder passam por cima de qualquer coisa e nada será feito ou falado. Como diz um ditado russo: Quando o dinheiro fala a verdade se cala.
Mas e o Palmeiras nisso tudo? Não tomará as dores de seu torcedor? O Palmeiras apenas acatará como acatariam outros clubes, isso porque sabem quem manda, quem é o dono da grana e quem financia o salário alto de um monte de vagabundo que se encosta no futebol. Os diretores do Palmeiras sabem que se baterem o pé sofrerão consequências até dentro de campo, pois a CBF junto com a comissão de arbitragem também comem na mão da Globo.
E o que pode ser feito?
A ideia de boicote proposta por alguns palmeirenses em nada refletirá, isso porque quem consome as novelas e o futebol da Globo não deixará de consumir, fora que ninguém sabe quem são os infelizes que tem o tal do aparelhinho do IBOPE em sua casa, que é o que vale na contagem de audiência. Outro problema é que a Globo é dona de tudo, caso você opte por assistir na Sportv será a mesma coisa, a grana vai para o mesmo bolso. Até mesmo a gestora do programa de sócio-torcedor do Palmeiras, a GEO eventos, pertence às Organizações Globo. A única opção de não dar dinheiro para os caras é assistir na ESPN, caso a assinatura de sua TV não seja Net ou Sky, ouvir na rádio apenas (obviamente não na CBN e nem na Globo) ou ir ao estádio, que mesmo assim renderá dinheiro à Outplan, que também é da Globo. Ou seja, é utópico imaginar que uma legião considerável de palmeirenses teria essa tenacidade.
Cobrar atitude da Tirone em relação a isso seria como cobrar de um rato que ele enfrente um leão. Primeiro pelas razões já citadas acima, segunda porque o Tirone seria capaz de se cagar nas calças apenas com um levantar de sombrancelhas de um diretor da Globo.
A única opção seria os palmeirenses que se sentiram lesados com isso, recorram à justiça numa ação contra a Globo. Muito provavelmente não acontecerá nada, mas talvez faça algum barulho. 

6 comentários:

  1. Simples, fala para essa diretoria de merda assumir que só faz cagada, voltar atrás e jogar no Morumbi, pô...

    Rivalidades babacas só colocam tudo a perder.
    Muito melhor as diretorias agirem com cordialidade e debaterem como gente.

    Vai Corinthians !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara.
      O Palmeiras tem um problema sério com o Morumbi desde a Libertadores de 2005, quando o São Paulo fazia de todo para não jogar no Palestra Itália. Isso se repetiu em 2006, quando o Bosco fingiu terem jogado uma pilha nele a mando dos diretores do São Paulo. Também acho que seria legal que as diretorias fossem mais unidas, até mesmo porque se assim fosse, a Globo teria de se adequar ao horário do futebol e não ao contrário, mas infelizmente nos bastidores é cada um por si. O Morumbi também tem problemas de acesso e no horário das 22h seria complicado tb. Mas a questão aqui não é só a escolha de estádio, mas a manipulação de horário por causa de grade de programação.
      Abraço e Vai Boca..rs

      Excluir
  2. Sem falar na cobertura da mídia que é praticamente zero. Nada se fala na decisão de quinta, só se fala de Libertadores (a despeito de o torneio ser realmente bem mais importante), mas nada justifica a ausência (ou quase), de atenções voltadas para o Palestra depois de tantos anos numa decisão de título a nível nacional. Vamos mostrar a eles, avante Palestra, agora ninguém nos segura...Abraço NORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Nora, mas essa prioridade ao Corinthians já vem rolando desde a campanha da segunda divisão deles. Se pegarmos o histórico veremos uma série de fatores que influenciam nisso, desde a audiência até o apoio incondicional dado pelo Andres à Globo na época da licitação do Brasileiro. Infelizmente faz parte do jogo. A Globo sempre trabalhou para popularizar times, ocorreu com o Flamengo nas décadas passadas e agora o foco é o Corinthians.
      Abraço

      Excluir
    2. Até entendo, obviamente poderia ser dado muito mais destaque para a Libertadores mas o que não entendo é o porquê de ignorar por completo uma final de Copa do Brasil em que um dos gigantes do futebol brasileiro está envolvido, os jogos não são no mesmo dia, a Globo poderia abocanhar as duas audiências. Imagine se o jogo da Libertadores fosse na quinta, será que a Globo mexeria na sua maldita grade..? Não tem porque jogar todas as fichas em um único time se o futebol dá grande audiência em qualquer circunstancia.Sem falar na onda pró corinthians na mídia, até em programa de receita neguinho fica falando "Vai Corinthians" , e aquela Ana Maria Braga, que já se auto intitulou palmeirense vestiu até aquele louro idiota com a camisa dos gambás. Cara, hoje nem ligo a televisão, to farto desta forçação de barra, espero que o Boca nos lave a alma e dê uma lição a esta torcida, que apesar de respeitar, sei que está repleta de oportunistas...Abraço NORA

      Excluir
    3. É Nora
      Infelizmente na batalha por audiência esse pessoal faz tudo para conseguir alguns pontinhos. Revolta, mas é a realidade da mídia brasileira, cada dia mais populista e sem conteúdo. Não duvido que se caso o Corinthians perca a Globo volte atrás e transmita o jogo do Palmeiras! Hoje é dia de se isolar das redes sociais e dos programas gambás e ter fé que o Boca será guardião do bem da humanidade...hahahhaa
      Abraço

      Excluir