segunda-feira, 2 de julho de 2012

Queremos volantes novos!

O placar de 3 x 1 contra o Figueirense pode até enganar quem não assistiu o jogo, mas quem teve a oportunidade de assistir viu que o Palmeiras fez uma péssima partida, principalmente no primeiro tempo onde o Figueirense conseguiu engolir o Palmeiras. A vitória veio graças a duas jogadas de bola parada e um gol de contrataque quando o Figueirense já estava no desespero de final de jogo. Estou tentando não cornetar o Palmeiras antes dos dois jogos finais, mas há de ser dito que o futebol apresentado pelo time é de assustar. Há quem chame o time de ontem de misto, creio eu que essa palavra tem de vir entra aspas grandes, pois muitos dos que estavam em campo são titulares ou foram titulares até pouco tempo atrás. A verdade é que o Palmeiras é um time sem organização em campo e isso não pode ser omitido independente de um eventual título. Infelizmente hoje contamos apenas com três volantes de ofício, sendo que Assunção está machucado e Márcio Araújo e João Vitor vivem uma fase terrível, tanto que Felipão teve de adaptar o Henrique ao meio campo e tentam de todo modo liberá-lo para o jogo contra o Coritiba. Os meias do Palmeiras são outro problema, Patrik, Daniel Carvalho e Felipe já mostraram não ser capazes de se responsabilizar pela armação do time, Valdivia seria o cara, mas está sempre com um pé dentro e outro fora do Palmeiras. Sem meio campo o time fica dependente dos laterais ou da velocidade dos tais pontas de lança que o Felipão tanto gosta, mas esses nem sempre estão inspirados, como foi no jogo de ontem, onde Cicinho, Fernandinho e Maicon Leite insistiam nos cruzamentos sem direção para dentro da área. A posse de bola, tão falada hoje em dia graças ao futebol espanhol, no Palmeiras é um problema, toda bola que sobra na zaga é rifada para o ataque e ambos os goleiros são orientados a cobrar toda reposição de bola com chutões para frente, que em 70% das vezes fica com a zaga adversária.
Já falei aqui da importância que teria esse título da Copa do Brasil e de que o Palmeiras tem plenas condições de conquistá-lo jogando motivado, mas torço que um eventual título não esconda os problemas graves que tem esse time, que precisa urgentemente de um meio campo novo. Apelo aos nossos dirigentes, ao Piraci que aprecia tanto o autoelogio e ao Tirone que almeja mais um mandato, invistam no meio campo, precisamos de volantes novos!

Sócio torcedor

Sou palmeirense e não sócio no Palmeiras, tampouco político do Palmeiras. Quero apenas um time forte, digno da tradição do clube e respeito ao torcedor apaixonado, que muitas vezes deixa de gastar seu dinheiro com outras coisas para acompanhar o time nos jogos, comprar camisas, assinar pay-per-view, etc. Uma das piores coisas no Palmeiras é que a relação entre os grupos políticos foge a simples política e beira ao ódio. O rancor de décadas é extravasado a qualquer novo projeto apresentado por uma das partes, sendo esse bom ou ruim. Nessa a cada gestão tudo é destruído e recriado.
O Palmeiras precisava de um programa de sócio torcedor. Primeiro porque é uma fonte de receita segura ao clube, segunda porque o torcedor palmeirense é apaixonado e carente da aproximação com o clube. Já houve outras tentativas, inclusive com o próprio Avanti, mas nada que desse um retorno ao torcedor com que fizesse valer a pena o investimento mensal. Ainda há críticas e ajustes a serem feitos, mas a base desse novo programa já está feita e trás o principal benefício que o torcedor espera, desconto em ingressos e facilidade na aquisição destes. Dezenas de outras ações podem e devem ser tomadas para aproximar o clube da torcida, principalmente daqueles distantes de São Paulo, que por motivos óbvios não podem frequentar com regularidade o estádio.
Talvez o grande motivo de frustração para o torcedor apolítico tenha sido a dificuldade em se tornar sócio no dia de estreia do programa via site. Ocorreu algo previsível e corriqueiro em situações como estas, o site não suportou o número de acessos simultâneos. Tudo ocorreu porque as adesões foram estimuladas pelo ingresso da final contra o Coritiba. Não é raro quando há shows de grande procura que os sites de venda de ingresso sofram esse tipo de dificuldade. A gestora deveria prever e se preparar para isso, pois tendo sucesso o programa, demandas como esta voltarão ocorrer sempre que tiver jogos decisivos. Ok! Este é um ponto! O que não justifica que palmeirenses ligados à oposição atual descarreguem um caminhão de críticas em cima do programa compulsivamente. Há anos atrás quando a administração era do professor Beluzzo a crítica era que a oposição jogava contra, mas parece que agora a atitude é a mesma quando a situação se inverteu. Isso me decepciona um pouco, pois eu esperava dessa oposição atual uma atitude mais construtiva para o time e não a de ficar tumultuando, como faziam (e fazem) a ala política ligada ao ex-presidente Mustafá. Em ocasiões como está tudo fica em vala comum e se torna claro que o rancor está acima das melhorias ao clube. Imagino que deve ser complicado como político de oposição ver o diretor jurídico Piraci se vangloriar como patrono de um projeto que já é realidade em muitos clubes brasileiros há anos, quando se sabe que esta mesma figura trabalhou contra o Palmeiras quando esteve em oposição, de qualquer modo denegrir o programa de sócio torcedor agora não é retaliar Piraci, Tirone ou Mustafá, mas o Palmeiras.
Sou entusiasta do programa, já me tornei sócio, assim como serei entusiasta das lojas oficiais do Palmeiras que já devem inaugurar este ano. Sabemos que saímos atrás, mas é importante sair uma hora e com a força de nossa torcida não tenho dúvidas que logo alcançaremos aos outros em número e faturamento. Não me importa se isso é filho de fulano ou aquilo de cicrano, não ganho nada com política e acompanho o suficiente para separar o joio do trigo, só quero, como muitos outros palmeirenses querem, o Palmeiras grande e forte como ele merece ser.

Admirável mundo novo

De imediato quando li o famoso livro Admirável Mundo Novo gostei muito, mas com o passar do tempo passo a gostar ainda mais, pois é o tipo de obra que amadurece em sua mente a cada situação análoga que vivencia. Na ficção que se passa em um futuro virtual, além de todos artifícios para o controle da satisfação da sociedade, tinha uma tal hipnopedia, que eram frases repetidas durante o sono dos jovens, que condicionava seu comportamento.
Parece que algo semelhante foi feito com nossos rivais corintianos, pois é de impressionar como de tempos para cá eles são unanimes em repetir frases feitas e se comportarem como cardumes. Tenho certeza que alienação e ignorância não são "qualidades" exclusivas dos corintianos, mas ao que me parece o marketing dos caras souberam aproveitar essa peculiaridade e fomentá-la em benefício próprio, pois agora para qualquer situação há uma instrução no Manual do Corintiano Moderno. Nem deveria comentar isso de tão patético que é, mas em véspera de decisão a coisa piora e já prevejo um bombardeio desse tipo de mensagem nessa semana. Nossos rivais já mereceram mais respeito.

2 comentários:

  1. Eu discordo,no 1º tempo jogamos mal,mas no 2º melhoramos,não importa o adversário, o Brasileiro é um campeonato equilibrado,não existe jogo fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, respeito sua opinião, sei que o importante foi a vitória, mas não achei que o Palmeiras jogou bem. Melhorou sim no segundo tempo com a saída do Daniel Carvalho que vinha sendo um peso morto,não deixou mais o Figueirense atacar como no primeiro tempo, mas no todo não achei um time que se impôs e criou grandes chances. O positivo foi o time ter virado o jogo, pois nos últimos saiu ganhando e deixou o adversário crescer. Acho que o Palmeiras tem um buraco no meio campo e os volantes não sabem passar bem, chutar bem e não colaboram para o Palmeiras segurar a posse de bola. Acho válido apostar todas as fichas na Copa do Brasil, mas temos de lidar com a hipótese de o Palmeiras não ganhar e ter de correr atrás dos pontos perdidos no Brasileiro. Mas é tudo questão de ponto de vista. Acho que o Palmeiras tem que jogar muito mais que ontem para não passar aperto contra o Coritiba.
      Abraço

      Excluir