terça-feira, 21 de agosto de 2012

O paraíso dos vagabundos

Infelizmente nem toda foto de time campeão há jogadores que merecem aparecer. Com o Palmeiras não foi o contrário, ganhamos a Copa do Brasil de forma digna, mas alguns dos que estavam ali apenas usufruíram do esforço de outros. Ainda está fresco na cabeça do palmeirense a comemoração de todos os jogadores, alguns tão empolgados que pareciam mais competentes em fazer festa do que em jogar bola. Do mesmo modo que esse elenco proporcionou um título tão necessário ao Palmeiras, tiveram alguns em contrapartida a oportunidade de voltar a despontar no futebol nacional através de uma camisa de tradição e de um time grande. Há jogadores que mesmo com suas limitações demonstram vontade e gratidão à oportunidade, outros, não sei o porquê, parecem ter tirado férias e o pior, creditam a si próprios mais relevância do que tem.
Li esses dias que o Daniel Carvalho pediu em tom de brincadeira uma vaguinha no time do Inter, que treinava na academia. Oras, o sujeito já vem enganando faz tempo, esta com uma contundido (ou diz que está), fora de forma e ainda tem a cara de pau de pedir dentro da academia uma vaga em outro time? Infelizmente o Inter não deve querer o Daniel Carvalho nem de graça, o sujeito é um afortunado de ainda ter chance de jogar em um time grande com o futebol que vem jogando. No Estadão sugerem que ele esteja insatisfeito no Palmeiras e finge uma contusão. Se for verdade é mais um que o Spa Palmeiras tem de aguentar.
Na mesma matéria citam que o Maicon Leite vive situação semelhante, logo ele que adora uma festa e uma brincadeirinha. Esse foi um que nunca escondeu seu carinho pelo Santos e seu arrependimento por ter saído. Talvez na mente dele hoje estivesse formando uma duplinha com o Neymar no ataque titular. Será que o Luis Alvaro ainda se interessa por ele?
O Valdivia é o rei. Na última partida contra o Atlético GO jogou mal e saiu reclamando de dor na coxa. No aeroporto alegou um edema e deu a entender que preferia ser poupado contra o Botafogo na Sulamericana.  Um edema é o famoso roxo. Isso não impede ninguém de jogar, mas para o Valdivia qualquer arranhão vira coisa grave. Imagina você ter uma banda e o vocalista só cantar quando quiser? Ele chegar e dizer: Olha, no show em Goiás eu não vou ta bom? Minha voz ta cansada. Bota o backing vocal no meu lugar e eu volto no show de São Paulo. A situação atual é parecida com essa.
O Palmeiras tem ridículos 16 pontos em 54 disputados, um aproveitamento de menos de 30%. Considerando uma pontuação de 47 pontos para se livrar do rebaixamento o Palmeiras precisa de 31 pontos em 60 a disputar, ou seja, precisa aumentar seu aproveitamento para aproximadamente 52% para terminar o campeonato de maneira medíocre e segura. Numa situação dessas quem tem vergonha na cara tem que se colocar a disposição, se está machucado com gravidade tudo bem, mas quem tem condições de entrar em campo tem que ir para o pau. O Palmeiras não pode servir de abrigo para vagabundo. Infelizmente o planejamento foi mal feito e não temos elenco, mas ta na hora de tomar alguma providencia radical.

A ditadura da maioria



Tento não entrar em discussões políticas, até porque não é espaço para isso, mas não tem como esconder o fato que a democracia é uma ditadura das maiorias, por motivos evidentes, pois o próprio nome reza que a maioria quem decide. Quanto mais o sistema se estabiliza, mais a classe política, os meios de comunicação e as empresas focam suas ações nas massas. Ainda assim é em disparado o melhor dos regimes, principalmente quando existe um sistema de justiça que garante direitos iguais a todas as camadas sociais. Mas essa é uma equação complicada, como exercer direitos iguais sendo que quem faz o direito quer poder e quem dá o poder é a maioria?
Onde eu quero chegar.
O bandeirinha que validou o gol ilegal do Santos contra o Corinthians está sendo execrado e provavelmente terá sua carreira encerrada como aconteceu com o José Aparecido em 1993. Ele poderia ter errado contra qualquer time da série A que tudo seria visto como apenas mais um erro, mas ele cometeu o tal erro contra o time da massa, do ex-presidente aclamado, da emissora mais poderosa e com transmissão ao vivo. O lance repercutiu mais do que o voto de Joaquim Barbosa, que a CPI do Cachoeira, que as eleições, que a Carminha, Gustavo Lima ou sei lá mais que inferno. O Willian Bonner e a Patricia Poeta noticiaram com semblante sério.
Automaticamente a CBF já tomou providencias e afastou o sujeito da série A do Brasileiro, se bobear a B e se o Andres ou o Maro Gobi bater o pé ele só irá bandeirar em jogos da Copa Kaiser.  
Por que com os árbitros que roubaram o Palmeiras não aconteceu praticamente nada? Será que só por força política na CBF? Não! É muito mais que isso, é pela força da massa, do interesse de gente em fazer a média com a maioria. Os sujeitos que dirigem hoje a CBF sabem que só conseguirão virar novos Ricardos Teixeiras com o apoio da Globo e a emissora já escolheu seu parceiro no futebol, como escolhera o Collor na política em 89, etc e tal.
No ideal de justiça o tal bandeira seria sim punido, mas através do mesmo critério que seriam os que erraram contra Palmeiras. Mas não tem jeito, aqui a coisa não funciona assim e ri quem são os da maioria, declamando suas frases feitas e vez ou outra defendendo sua ética de conveniência.

6 comentários:

  1. Cara, sobre seu primeiro tópico... também tenho espasmos de pensar assim e ficar com raiva da porra toda, mas não podemos acreditar em tudo que vem da imprensinha gambá, justamente pelo que vc descreve no segundo tópico (que é perfeito).
    Isso deve acontecer em TODO TIME. Mas aqui ficam jogando pra torcida, justamente pra desestabilizar o time. Não sei se é obra de vários ou de um só, mas seja la quem for tão conseguindo fazer os jogadores ficarem pensando em merda enquanto deveriam estar focados na recuperação do time. Acho que quem tem espaço na mídia palestrina deveria bater mais nessa tecla: não vamos alimentar polêmicas e vamos apoiar o time, por mais que seja difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Léo que não devemos acreditar, inclusive eu muitas vezes já comentei sobre isso. Mas tem me deixado puto o Palmeiras precisando dos atletas e alguns ainda estarem vivendo da conquista da Copa do Brasil. Incluo nessa a diretoria pois o Piraci levou o elenco para uma festa na TUP no meio da semana para fazer política. Como depois cobrar que os caras não abusem na balada? Temos sim de apoiar incondicionalmente o Palmeiras, encher o estádio, mas também cobrar postura da diretoria de fazer reposições que são eminentes. Mas você tem razão, vamos apoiar que não da mais para vacilar. Abraço

      Excluir
  2. Texto módafoca!!

    A S.E.P. precisa voltar a pensar e agir como grande que é. Para tanto, penso que precisamos de um presidente atuante e "pulso firme", atributos esses que passam longe de nosso representante maior, leia-se BANANA.
    A começar por sábado, precisamos lotar o pacaembú e provar que somos time de massa. Coisa que há muito não se vê em jogos do Palmeiras. Salvo uma semi ou algum jogo decisivo.

    As diretas estão aí. Vamos nos unir em prol do Palmeiras, não apenas em detrimento de benefício próprio. O PALMEIRAS precisa de nós. O palmeiras É NOSSO.

    AVANTI PALESTRA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gazu. Passou da hora de ter Diretas no clube, pois assim evitaria um pouco esses conchavos nojentos que temos na política do Palmeiras.
      O mais importante é o que você disse, temos de encher o estádio, mostrar que nossa torcida é grande, pois o respeito pelo time começa por nós mesmos.
      Abraço cara

      Excluir
  3. INFELIZMENTE, E CONCORDO COM BARNESCHI DO FORZA PALESTRA, TIRONE É O PIOR PRESIDENTE DA HISTORIA DO PÁLMEIRAS, PIOR ATÉ QUE MUSTAPHÁ, DIGO ISSO PQ O TIRONE É SIMPLESMENTE UM IDIOTA, UM BANANA, UM PAU MANDADO...POR ISSO É PIOR QUE MUSTAPHA...ESSE CASO DO AFASTAMENTO DO BANDEIRINHA MOSTRA TODA BANALIDADE DO PRESIDENTE E SUA FRAQUEZA...ERA PRA ELE FAZER COMO O PRESIDENTE DO BAHIA, CUJO BANDEIRA TB FOI AFSTADO NO OUTRO DIE E ESBRAVEJAT NA IMPRENSA, DAR NOMES AOS BOIS, SE INDIGNAR E COBRAR DO DEL NERO UMA POSIÇÃO...AGORA VAI SER TANTO ERRO A FAVOR DOS CARAS QUE É CAPAZ DELES CONSEGUIREM CHEGAR AOS PRIMEIROS LUGARES E ISSO PASSA PELO FATO DE QUE OS ERROS OCORRERÃO EM PARTIDAS CHAVES DOS PRIMEIROS COLOCADOS, ANOTE AI...A COISA TÁ FEIA DEMAIS E NE MPARECE QUE GANHAMOS UAM COPA DO BRASIL HÁ POUCO TEMPO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tirone é fraco e toda diretoria que o cerca também é. Na verdade são covardes pois algo me diz que têm o rabo amarrado com alguém e por isso não batem na mesa e descarregam. Os erros estão ocorrendo com o Palmeiras porque a arbitragem vem retaliando o Felipão e ninguém da diretoria tem culhão de vir a imprensa e deixar isso claro. Com o Corinthians é diferente pois eles tem a Globo ao seu lado e isso é claro. Também tenho certeza que a partir de agora o Corinthians será favorecido, até porque, que árbitro ou bandeirinha num lance polêmico, vai se arriscar apitar contra os caras e correr o risco de apitar Copa Kaiser.

      Excluir