quinta-feira, 11 de abril de 2013

Carteirinha de estudante - todos nós pagamos por isso.

Muita ansiedade para o jogo de hoje, tanta que prefiro nem escrever a respeito, só estou esperando dar 17:30h para sair do serviço e ir ao Pacaembu. Portanto aproveitarei a oportunidade para criticar algo que tenho certeza que todos nós estamos pagando muito caro por isso, a tal carteirinha de estudante.

Quando foi criada a lógica era semelhante a que atual da Ministra da Cultura pretende com o Vale Cultura, a de facilitar o acesso dos estudantes a atividades culturais e desportivas, porem com o tempo aconteceu o que acontece com muitas ideias aqui no Brasil, na teoria é uma maravilha, mas na prática, considerando o número de picaretagens que tem no país, a coisa não funciona e ainda piora para todo mundo. Esse ano nos deparamos com uma aberração promovida pela Federação Paulista, uma espécie de piso para os ingressos de futebol em R$40 e o mais engraçado é que existe o piso mas não o teto o que abre a brecha para times do interior cobrar muito mais que isso. Para jogos em casa, para quem tem o AVANTI, ou não paga ou paga meia, nos jogos fora não tem jeito, se o sujeito quiser ir terá de pagar o preço que for pedido. Me lembro que aproximadamente há 10 anos atrás um jogo comum custava em média R$10 a arquibancada e aqui considere arquibancada todo espaço que não é numerada, inclusive onde hoje é o Setor Visa. E porque catzo os ingressos aumentaram tanto no futebol, shows, teatros, cinema ou em qualquer caralho que aceite essa carteirinha de estudante? Simples! Porque hoje qualquer imbecil adquire uma carteirinha falsificada ou de alguma instituição de ensino do raio que o parta e paga meia e os organizadores tendo em mente que quase 70% vai entrar pagando meia, sobe o preço em tudo e quem paga sou eu, você e aqueles que preferem ser honestos.

Para se ter uma ideia há duas semanas atrás fui do Lollapalooza. Eu já tinha ingresso mas um amigo compraria na hora e fomos a bilheteria. Havia uma fila gigantesca, dando voltas e voltas, logo que chegamos um dos organizadores perguntou: Meia ou Inteira? Porque para inteira não tem fila! Ou seja, aquela fila dando voltas e voltas era de gente que compraria com carteirinha de estudante e julgando pela aparência, de duas uma, devia ter uma grande quantidade de gente que decidiu voltar a estudar depois de velho ou estava repleto de nego com carteirinha falsa. O bilheteiro não é do CSI para ficar investigando uma por uma qual é falsificada, excluindo as cópias toscas, a grande maioria passa sem problemas.  

Lógico que o problema do aumento de preço não passa só por isso, inclui também os altos custos do futebol de hoje, a elitização de setores dos estádios e a ganância dos organizadores, mas tenham certeza que a tal da carteirinha de estudante é uma das grandes protagonistas.

Essa lei perdeu totalmente o sentido e já ta mais do que na hora de reverem essa situação. O IDH brasileiro não mudou porra nenhuma por isso, jogos de futebol e shows de rock não tem nada de instrutivo e não é justo com o torcedor em geral e com o espetáculo que os ingressos continuem nessa escalada de preço. 

2 comentários:

  1. Tem uma organizadora de shows chamada Liberation, que não vende meia entrada! Ela coloca todos os preços como promocionais e fim de conversa...


    Trevizan

    ResponderExcluir
  2. Está totalmente correta. É uma hipocrisia achar que estudantes tem desconto, na verdade todos pagam mais.

    ResponderExcluir