sexta-feira, 12 de abril de 2013

Quando o Palmeiras é Palmeiras!

1994 foi a primeira Libertadores que acompanhei. O Palmeiras tinha um time fantástico, que meteu uma goleada de 6 x 1 no Boca Juniors, na minha opinião foi o melhor time que já vestiu a camisa do Palmeiras de 1 a 11: Veloso; Claudio; Antonio Carlos; Kleber; Roberto Carlos; Cezar Sampaio; Zinho; Mazinho; Edilson; Edmundo; Evair. Porem nesse ano o Palmeiras foi eliminado pelo São Paulo em um jogo que Zetti se consagrou. 1999 o Palmeiras viria a ganhar a primeira Libertadores de sua história, hoje aquele time é relembrado por muitos de nós, mas se pegarmos no papel um a um o time de 1994 era infinitamente superior ao de 1999, mas um nem chegou as finais e o outro foi campeão. Indo mais além de forma resumida para não me tornar muito repetitivo, em 93 e 94 o Palmeiras ganhou TUDO que disputou menos a Libertadores, já o time de 99 ganhou apenas a Copa do Brasil em 98 e no ano seguinte a Libertadores.  Porem a Libertadores é um torneio diferente de todos no mundo, o único que as vezes vale mais a força de vontade e a tenacidade psicológica do que o talento e não só pelo formato de Copa, mas por todas adversidades que eu já citei aqui: http://www.chatopalmeirense.blogspot.com.br/2013/04/jogos-na-altitude.html .

Voltemos para os dias de hoje. Fomos bombardeados na mídia de gente que já desclassificava o Palmeiras na primeira fase, cansei de ouvir jornalista apontando o Palmeiras como o brasileiro mais frágil. Não podemos condená-los totalmente, pois era uma previsão mais prática para quem só observa números e ignora a camisa, diziam eles: Bom.. o Corinthians é favorito, O Fluminense e Atlético Mineiro vem forte, como Grêmio e São Paulo que montaram grandes times, já o Palmeiras vai apenas correr por fora e se concentrar mais na série B. Pois bem seus babacas, corremos por fora e corremos pra caralho, tanto que estamos classificados com uma rodada de antecedência, enquanto times como Grêmio e São Paulo pode ser que nem passe da primeira fase. Podem falar o que quiser desse time, que não tem um meia talentoso, um centroavante matador ou um lateral de seleção, mas ontem pude ver naqueles 14 que entraram em campo uma vontade e uma disciplina que vi em poucos times do Palmeiras. A comunhão entre torcida e time ocorreu de modo torto, sem ídolos e sem rostos, apenas em função de um espírito maior, da mística da camisa alviverde e ta dando certo. E assim o Palmeiras vai seguindo valente, forte, coeso e unido e quem quiser nos tirar terá de ter muito mais que o favoritismo proposto pela mídia, vai ter que ter culhão!

Temos a ciência que ainda estamos distantes de qualquer tipo de conquista, mas a partir de agora nos palmeirenses temos no que acreditar e quando acreditamos não há quem desacredite, mesmo sobre um sorrisinho amarelo e discursos hipócritas e desdenhosos, sabem que quando o Palmeiras é Palmeiras o buraco é bem mais embaixo.

Aproveito para parabenizar de verdade todos os jogadores que tem se dedicado muito para honrar essa camisa, todos que entraram em campo ontem, sem exceção nos orgulharam muito. Parabenizo também muito o técnico Gilson Kleina, pois não é fácil um técnico sem a grife dos que passaram anteriormente, segurar a bronca depois de uma derrota como a do Mirassol conseguir recuperar a moral do elenco sem ficar buscando culpados externos e hoje poder curtir uma classificação de Libertadores antecipada.

 Alone

 Foi a primeira vez que fui a um jogo do Palmeiras só sem meus amigos que infelizmente não puderam sair das empresas que trabalham no ABC para chegar a tempo para assistir o jogo. De qualquer modo quando se é palmeirense nunca se está sozinho e na própria fila já se cria novas amizades para compartilhar as comemorações, xingamentos ao juiz e comentários. Foi legal pra caramba! Apenas deixo esse registro aqui para aqueles que as vezes ficam meio inseguros de ir nos jogos por não ter companhia no dia ou coisa do tipo. 

3 comentários:

  1. A moral palestrina está nos céus!
    Pra completar, torço muito pra nos ganharmos do Cristal na ultima rodada e ver o Huachipato ganhar do Grêmio!
    Hauhauahauahauau

    Trevizan

    ResponderExcluir
  2. Vou te falar que to torcendo pra caramba pelo tal do Huachipato viu! Ainda mais depois de ver no último jogo o "ex-gladiador" entrando

    ResponderExcluir
  3. Poder ver numa tacada só Judas30, Profexô e o TamoXunto se lascando vai se ótimo... Estou torcendo muito também! Mas torço mais pela vitoria encima do Cristal!

    Trevizan

    ResponderExcluir